UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Sociologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU05-15507
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

1. Indicar os fundamentos teórico-metodológicos da produção do conhecimento na Sociologia da Educação.
2. Discutir a função da educação segundo às diferentes perspectivas teóricas.
3. Analisar a relação entre os processos de socialização e os sistemas de ensino.
4. Analisar a emergência de questões atuais no campo da educação.

EMENTA:

Emergência da Sociologia da Educação e o tema da educação nos clássicos. A produção das desigualdades sociais e a desigualdade de oportunidades educacionais. Processos de socialização e sistema de ensino. Relação família escola.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08043 Sociologia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo: Editora Hedra, 2010 [1922].
FOURQUIN, J. C. (org). Sociologia da educação: dez anos de pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
FREITAG, B. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Edart, 1977.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LAREAU, A. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista. Belo Horizonte, nº 46, p. 13-82, dez. 2007 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200002
MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
NOGUEIRA, C. e outros. A influência da família no desempenho escolar. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, n. 8, p. 379-396, 2009.
NOGUEIRA, M. A.? NOGUEIRA, C. M. M. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 4ª edição, 2014.
NOGUEIRA, Maria Alice, NOGUEIRA Cláudio M. M. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Campinas, nº 78, abril, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378
PERRENOUD, P. O que a escola faz às famílias. In: MONTADON, Cléopâtre & PERRENOUD, Philippe. Entre pais e Professores, um diálogo impossível? Para uma análise sociológica das interações entre família e escola. Oeiras: Celta Editora. 2011.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A/Lamparina. 6.ed. 2007.
SILVA, Jailson de Souza. Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
TURA, M. L. R. Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2004.