UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História da Educação Brasileira
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-15506
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Refletir sobre a historicidade dos fenômenos educativos;
- Estabelecer contato com os processos de construção de conhecimento em história da educação brasileira e com a produção desta área acadêmica;
- Examinar as concepções e práticas educativas que assumem importância na sociedade brasileira ao longo do tempo, atentando para a dinâmica de descontinuidades e continuidades própria de processos históricos;
- Analisar os debates, disputas, projetos e ações conduzidos em torno da educação brasileira;
- Reconhecer os diferentes sujeitos da ação educativa no Brasil;
- Refletir sobre o processo de afirmação da educação pública como direito na sociedade brasileira, em um quadro de construção da cidadania no país, envolvendo tensões entre movimentos de inclusão, exclusão, democratização e hierarquização social.

EMENTA:

O campo da História da educação como contribuição para a formação em Pedagogia. O projeto colonizador e as práticas educativas na América Portuguesa. Experiência indígena e alteridade. A construção do Estado imperial, a pedagogia da "nação" e o papel da instrução pública. Modernidade educacional e civilização no projeto republicano. Debates educacionais, disputas e projetos em torno da educação pública no Brasil (anos 1920/60). Golpe civil-militar, repressão política e educação em tempos de ditadura. Redemocratização política, repercussões no campo educacional e diálogos com o cenário contemporâneo. Memória e silenciamentos na educação brasileira.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08045 História da Educação Brasileira
 
BIBLIOGRAFIA:

. ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). Brasília: Editora INEP/MEC, 1989.
. AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1976.
. BLOCH, MARC. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
. BINZER, Ina von. Os meus romanos - alegrias e tristeza se uma educadora alemã no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
. BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
. CARVALHO, Marta M. Chagas de. A escola e a República e outros ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
. CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia. Ribeirão Preto. v. 20, n. 46, ago 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n46/11.pdf
. CUNHA, Luis Antonio. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez Ed., 1991.
. CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia
das Letras/Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
. ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira . O público e o privado em educação: o caso Anísio Teixeira e a Igreja Católica no Rio Grande do Sul. Revista HISTEDBR On-line , Campinas/SP, v. 09, 2003.
. FARIA FILHO, Luciano Mendes. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.
. FÁVERO, Maria de Lourdes e BRITO, Jader de M. Dicionário dos educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed.UFRJ/MEC-Inep-Comped, 2002.
. FERREIRA Jr., Amarílio e BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Caderno Cedes. Campinas. vol. 28, n. 76, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a04v2876.pdf
. FREITAS, Marcos C. e BICCAS, Maurilane de S. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
. GOMES, Ângela de C. A escola republicana: entre luzes e sombras In GOMES, Ângela C., PANDOLFI, Dulce C. e ALBERTI, Verena (orgs.) A república no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/CPDOC, 2002.
. GONDRA, José G. (org.). História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.
. ______ e SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008. HILSDORF, Maria Lucia. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira/Thompson Learning, 2003.
. LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M. e VEIGA, Cynthia G. (orgs.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
. LOPES, Eliane Marta T. e GALVÃO, Ana Maria de O. Território plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática, 2010.
. MAC CORD, Marcelo; GOMES, Flávio. Rascunhos cativos: educação, escolas e ensino no Brasil escravista. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
. MACHADO, André Roberto de A. e TOLEDO, Maria Rita de A. (orgs.). Golpes na história e na escola: o Brasil e a América Latina nos séculos XX e XXI. São Paulo: Cortez/ANPUH SP, 20017.
. MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello . A quem cabe educar? Notas sobre as relações entre a esfera pública e a privada nos debates educacionais dos anos de 1920 -1930. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 5, 2003.
. ________ , ALVES, Cláudia e GONDRA, José G. (orgs) Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
. ________ e GONDRA, José G. (orgs). A reorganização do campo educacional: manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
. MEIRELES, Cecília. Crônicas de educação. v. 3 e v. 5. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Biblioteca Nacional, 2001.
. MENDONÇA, Ana Waleska. Anísio Teixeira e a universidade da educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.
. NUNES, Clarice. A escola reinventa a cidade In HERSCHMANN, Micael M. e PEREIRA, Carlos Alberto M. A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
. SANTOS, Hercules P. dos e PACHECO, Raquel M. (orgs.). Brasil: que educação, para que país?. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015.
. SCHUELER, Alessandra F. M. Os jesuítas e a educação das crianças: séculos XVI ao XVIII In RIZZINI, Irene (org.) Crianças desvalidas, indígenas e negras no Brasil: cenas da colônia, do império e da república. Rio de Janeiro: CESPI/USU, 2000.
. ________ . Crianças e escolas na passagem do Império para a República. Revista Brasileira de História. São Paulo. vol.19 n.37, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000100004 .
. ________ ; MAGALDI, Ana Maria B. M. . Educação escolar na Primeira República: memória, história e perspectivas de pesquisa. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 13, 2009.
. SILVA, Adriana M. Paulo. Aprender com perfeição: escolarização e construção da liberdade na Corte na primeira metade do século XIX. Brasília: Plano, 2000.
. SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2007.
. ________ . Templos de Civilização: a implantação da Escola Primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.
. STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena C. (orgs) Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2004 (3v.).
. VAZ, Aline Choucair. Educar a pátria para o labor: o Dia do Trabalho no ensino primário de Minas Gerais (1937-1945) In OLIVEIRA, Bernardo J. e VAGO, Tarcísio M. Histórias de práticas educativas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
. VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007.. VIDAL, Diana G. e FARIA FILHO, Luciano M. A escolarização no Brasil: cultura e história da educação. Disponível em: http://edf283turma48.blogspot.com/2007/08/texto-aula-histrica-1508.html.
. VIANA, Fabiana da Silva et al. (orgs.). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
. VIDAL, Diana (org.). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado das Letras, 2006.
. ________ e HILSDORF, Maria Lucia (orgs). 500 anos - Tópicas em história da educação. São Paulo: EDUSP, 2000.
. XAVIER, Libânia. O Manifesto de 1932 e a democracia como valor universal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 96, 2015.
. ________. Manifestos, cartas, educação e democracia. In MAGALDI, Ana Maria e GONDRA, José G. (orgs). A reorganização do campo educacional: manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7Letras,2003. . XAVIER, Maria do Carmo (org.) Manifesto dos pioneiros da edcuação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: Ed FGV, 2004.

Periódicos:

. Revista de História da Biblioteca Nacional Disponível em: http://web.archive.org/web/20170111133344/http://www.revistadehistoria.com.br:80/revista/edicoes-anteriores

. Revista Brasileira de História da Educação http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe