UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Trabalho e Educação: Proposta de Emancipação Humana
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-15505
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Definir trabalho e educação na lógica do capital e para além dele.
Analisar dimensões da reestruturação produtiva no sistema capitalista (taylorismo, fordismo e toyotismo) e suas repercussões nos processos e práticas educativas.
Configurar o trabalho como princípio educativo que possibilita o salto ontológico do ser biológico para o ser social e da prática alienada para a práxis democrática.
Analisar novas alternativas para processos geradores de trabalho e renda, com base em práticas cooperativas e criativas.

EMENTA:

Crises estruturais do capital e reflexos no campo do trabalho e da educação: conceituação e problematização. Reformas da educação profissional nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva. Pedagogia das competências e habilidades para a empregabilidade. Trabalho como princípio educativo e mediação da consciência na relação ser humano e natureza. Politecnia, ensino médio integrado e reforma do ensino médio (2017). Possibilidades da emancipação humana nas interfaces entre trabalho e educação: propostas de "educação para além do capital".

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08067 Trabalho, Educação e Desenvolvimento Profissional
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Giovanni. Dimensões da reestruturação produtiva. p. 33-41. O espírito do Toyotismo. p. 43-68. A captura da subjetividade. p. 111-126. In: Trabalho e subjetividade. São Paulo: Boitempo, 2011.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. p. 35-48. In: GENTILI, Pablo, FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs.). A cidadania negada - políticas de exclusão na educação e no trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA, Carlos Soares. A política neoliberal e a contrarreforma na educação dos trabalhadores no governo Fernando Henrique Cardoso: a reiteração da subalternidade brasileira. p. 35-50. Revista Educação em Debate. Fortaleza, ano 39, n. 74. jul./dez. 2017.
_______, DELUIZ, Neise. Qualificação profissional de jovens e adultos trabalhadores: o programa nacional de estímulo ao primeiro emprego em discussão. Boletim Técnico do Senac: a revista da educação profissional. Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, jan./abr. 2008.
KÜENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Ed. e Soc. Campinas, v. 38, n. 139, p. 331-354, abr./jun. 2017. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00331.pdf .
NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SBARDELOTTO, Denise K. Escola unitária: educação e trabalho em Gramsci. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. 30, p. 275-291, jun. 2008.
RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. Trabalho apresentado. Secretaria de Educação do Estado do Pará. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf
VERSIEUX, Daniela Pereira. O Proeja e a formação integral dos trabalhadores. Trabalho apresentado. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. CEFET MG. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema6/TerxaTema6Artigo20.pdf .