UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Questões Atuais em Educação Especial
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-15504
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Oferecer ao graduando oportunidade de inteirar-se sobre a visão atual da Educação Especial, levando-o a analisar criticamente a situação e a se posicionar frente à prática pedagógica-educacional com a clientela com deficiência/diferença funcional, inserida ou não no sistema regular de ensino.
Refletir sobre aspectos relacionados à ética profissional e cidadania no que diz respeito, especificamente, às pessoas com deficiência.
Discutir a proposta de educação inclusiva enfatizando seus aspectos históricos, educacionais, políticos e psicossociais.
Apresentar as características predominantes dos diversos tipos de deficiências/diferenças funcionais e as principais abordagens e metodologias de ensino relacionadas à esta parcela da população.
Analisar os saberes necessários à formação docente para a escola inclusiva.

EMENTA:

Introdução à temática da Educação Especial. Discussão sobre a evolução histórica dessa área do conhecimento, a construção social do conceito de deficiência/diferença funcional e as terminologias utilizadas para defini-la. Políticas públicas de Educação Especial e Inclusiva. Características predominantes dos diversos tipos de deficiências/diferenças funcionais e as principais abordagens e metodologias de ensino-aprendizagem para este alunado específico. Análise de projetos e propostas, elaboração de adaptações e adequações curriculares e de recursos materiais pertinentes e necessários à educação deste alunado numa perspectiva inclusiva. Formação docente para a educação inclusiva.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-08047 Questões Atuais em Educação Especial
 
BIBLIOGRAFIA:

Acessibilidade e Educação: direito ... (Guerreiro, 2012)
Além do silêncio (deficiência auditiva). Revista Nova Escola. Edição Especial: Inclusão. p.39-41. Outubro 2006
As leis sobre diversidade (direito). Revista Nova Escola. Edição Especial: Inclusão. p.14-15. Outubro 2006
BARROS, R.D.; WILLIAMS, L.C.A.; BRINO, R.F. Habilidades de auto proteção em mulheres com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, v.14, n.1, p.93-110, abr./jun. 2008
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O mundo pelo toque (deficiência visual). Revista Nova Escola. Edição Especial: Inclusão. p.21-23. Outubro 2006
O tempo de cada um (deficiência mental). Revista Nova Escola. Edição Especial: Inclusão. p.27-29. Outubro 2006
Sem obstáculos para o saber. Revista Nova Escola. Edição Especial: Inclusão. p.33-35. Outubro 2006
Sentir a vida (deficiência múltipla). Revista Nova Escola. Edição Especial: Inclusão. p.45-49. Outubro 2006
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