UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Fundamentos da Linguagem e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15503
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

1-Compreender as relações entre linguagem, sociedade e educação.
2-Identificar e examinar as diferentes concepções de linguagem, língua, texto e discurso que fundamentam as diferentes práticas pedagógicas.
3-Identificar e examinar contribuições teóricas e práticas na compreensão da linguagem como instância dialógica e formadora da subjetividade humana.
4-Identificar e examinar contribuições teóricas e práticas na compreensão da linguagem e das situações didáticas derivadas da psicolinguística e da sociolinguística.

EMENTA:

As diferentes concepções de linguagem. O sujeito cognoscente real, criança, jovem ou adulto, presente nas salas de aula das escolas brasileiras. Língua, cultura e história. Linguagem e subjetividade humana. Contribuições teóricas e práticas na compreensão da linguagem como instância dialógica, formadora da subjetividade humana. Relações entre linguagem, sociedade e educação. Linguagem e escola em uma perspectiva social. Os conceitos de língua, texto e discurso que fundamentam diferentes práticas pedagógicas. Gêneros do discurso e ensino. Usos da língua e as diferentes culturas no cotidiano da sala de aula. Práticas de planejamento do ensino e da aprendizagem da língua materna. As questões da Linguagem e da Escrita em relação à dimensão do poder, evidenciando as questões que se encontram subjacentes a esse fenômeno na prática escolar do ensino da Língua Portuguesa.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08055 Fundamentos da Linguagem e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

BAGNO, Marcos. Prólogo: mídia, preconceito e revolução. Por que "norma"? Por que "culta"? In: BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003.
BAGNO, Marcos. A mitologia do preconceito linguístico. In: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
BOLOGNINI. Carmen Zink et al. Línguas estrangeiras no Brasil: história e histórias. Campinas: CEFIEL/UNICAMP, 2005.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Texto, gêneros do discurso e ensino. In: BRANDÃO. Helena Nagamine.(org.). Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2002.
CALHÁU, Socorro. Eu e o Outro. In: PAIVA, J. (Org.) ; OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.) . Educação de Jovens e Adultos e Imagens. 1ª. ed. Petrópolis/Rio de Janeiro: DP et alii e Faperj, 2011. v. 1. 486p.
CITELLI, Adilson. Signo e persuasão. In: CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
GERALDI, João Wanderley (org.). Concepções de linguagem e o ensino de português. In: GERALDI, Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001, p.39-46.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1994
KAUFMAN, Ana Maria e RODRÍGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e produção de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva, MACHADO, Anna Raquel e BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: uma revolução conceitual na história do ensino de língua e literatura no Brasil. In: SILVA, Lilian Lopes Martins, FERREIRA, Norma Sandra de Almeida, MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: um clássico sobre ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Autores Associados. 2014, p.5-28.
POSSENTI. Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001, p.47-56.
SENNA, Luiz Antonio Gomes. O currículo na escola básica - caminhos para a formação da cidadania. Rio, Dunya, 1997.
SENNA, Luiz Antonio Gomes. Aspectos cognitivos e culturais do processo de leiturização In: Trabalhos em linguística aplicada. 33. Campinas, UNICAMP, 1999.
SILVA, Márcia Cabral da. Gêneros textuais no cotidiano escolar: os gêneros epistolares. IN: ROIPHE, Alberto; FERNANDEZ, Marcela Afonso. Gêneros textuais: teoria e prática nos anos iniciais do ensino fundamental. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011.P49-67.
SILVA, Márcia Cabral da. O texto como aliado do trabalho do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental. IN: -------. Leitura, pesquisa e ensino. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, p. 143-156.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2001.