UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-15501
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- Compreender as diferentes formas de educação em sua inserção na dinâmica da vida social em diferentes contextos históricos;
- Perceber o caráter pedagógico presente em diferentes práticas/instituições sociais ao longo da história, referidas à transmissão, tanto de conhecimentos, quanto de normas de conduta.
- Refletir sobre as ideias e políticas que levaram a implementação da escolarização como meio privilegiado de socialização das gerações;
- Compreender as relações entre educação escolar e as mudanças sociais e políticas em diferentes períodos históricos.

EMENTA:

O conceito de História e as diferentes concepções historiográficas; os perigos da história única; a importância do estudo de temas educacionais sob uma perspectiva histórica: questões contemporâneas. Civilizações de tradição escrita e de tradição oral: invenção da escrita e memória. Tradição letrada, imagética e oral: cultura oral em África e povos indígenas da América Latina; a experiência da Educação na Grécia; imagens e textos na Europa medieval; universidades e memória. Expansão marítima, colonização política e religiosa: a escola e o cristianismo. A hegemonia da tradição letrada na socialização: os estados nacionais e a escolarização. A implantação das universidades na América Latina. O Iluminismo, o homem novo e o "selvagem". Revoluções e independências: Revolução Francesa, Independência em Angola, Revolução Russa e proposta socialista de educação. Totalitarismo e educação.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08044 História da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

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