UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUADA
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos e Abordagens Pedagógicas
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-15500
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

Compreender fundamentos históricos, conceituais, políticos e pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos e alargamento do campo conceitual.
Compreender processos que contribuem para a reprodução da exclusão educacional de grandes contingentes da população brasileira.
Enunciar/compreender o papel histórico de Paulo Freire na produção de uma epistemologia da educação de jovens e adultos.
Refletir sobre a conquista do direito à EJA, no marco de: legislações, diretrizes e referenciais que orientam e organizam o trabalho em EJA e de movimentos da sociedade - fóruns - em busca da consolidação do direito.
Examinar dados e indicadores que apontam a situação de analfabetismo e de baixa escolaridade, assim como condições para reversão do quadro.
Analisar criticamente diferentes programas, projetos e propostas de EJA no âmbito dos diversos espaços sociais de formação humana, incluindo programas de alfabetização e metodologias adotadas.
Experienciar a produção/formulação de propostas para a diversidade de sujeitos na educação de jovens e adultos.
Identificar, criticamente, políticas de inclusão socioeducativa para jovens e adultos.

EMENTA:

Distintos processos que contribuem para a manutenção da baixa escolaridade no Brasil, relacionados à história da EJA, com destaque para contribuições no campo da educação popular. Incorporação da EJA como direito constitucional público a todo cidadão brasileiro. Processos pedagógicos contraditórios que perpassam toda a história da EJA. Papel da EJA no âmbito dos sistemas educativos das diversas esferas de poder e tensionamentos: relação com outras políticas setoriais e com a diversidade de sujeitos. Caráter conservador, reformador ou transformador de políticas públicas que conformam o conjunto de práticas educativas. Políticas, programas e projetos voltados à alfabetização e à educação de jovens e adultos (nos diversos espaços sociais de formação humana). Sujeitos da diversidade ocupando lugar central na formulação de políticas, programas e projetos educativos. Concepções teórico-metodológicas da alfabetização, da educação de jovens e adultos e da educação continuada: EJA como modalidade do ensino fundamental e médio e currículo; EJA como aprender por toda a vida. Fundamentos legais, jurídicos, epistemológicos que sustentam abordagens pedagógicas. Formação continuada de alfabetizadores e de professores como sujeitos do aprender por toda a vida: projetos e propostas. Demandas da contemporaneidade nas abordagens pedagógicas da EJA: linguagens (tecnológicas, arte etc.); juventudes; terceira idade.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU06-11331 Educação de Jovens e Adultos
 
BIBLIOGRAFIA:

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005.
BRASIL. MEC. SECADI. Documento Base Nacional Preparatório para a VI CONFINTEA. 2008. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/documento_final.pdf>.
______. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, maio 2000.
CAVALIERE, Ivonete & GURGEL, Marise. O pensar e o agir na educação de jovens e adultos: ressignificação do trabalho docente. Disponível em .
FÁVERO, Osmar. Lições da história: os avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, Inês B., PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
FREIRE, Paulo. Ninguém nasce feito: é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos. In: Política e Educação, São Paulo, Cortez, 2001.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 14, maio/jun./jul./ago. 2000.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. ANPEd; Autores Associados, n. 19, p. 20-29, jan./fev./mar./abr. 2002.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo; Edição: 2 (1 de janeiro de 2008)
MORIN, Edgard. Articular os saberes. In: ALVES, Nilda, GARCIA, Regina Leite (org.). O Sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 65-80.
NOSELA, Paolo. A Escola de Gramsci. São Paulo Cortez, 2004.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo no cotidiano escolar: conversa com Corinta Geraldi e Regina Leite Garcia. In: Currículo sem fronteiras. v. 7, n. 2, jul.-dez. 2007, p. 112-130.
PAIVA, Jane. Formação docente para a educação de jovens e adultos: o papel das redes no aprendizado ao longo da vida. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 83-96, jan./jun. 2012.
______. Os sentidos do direito à educação para jovens e adultos. Petrópolis, Rio de Janeiro: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.
______. Educação de Jovens e Adultos: questões atuais em cenário de mudanças. In: OLIVEIRA, Inês B., PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
______; SALES, Sandra Regina. Contextos, perguntas, respostas: o que há de novo na educação de jovens e adultos? Revista Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 21, Enero, 2013, p. 1-15. Arizona State University Arizona, Estados Unidos. Disponível em:
PAIVA, Vanilda Pereira. História da Educação Popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
ROCHA, Fúlvia de Aquino & REIS, Sara Menezes. Alfabetizar-se através das escritas de si: possibilidade potencializadora de diálogos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. vol. 1, n. 2, 2013, p. 95-115.
RUMMERT, Sônia M. Jovens e adultos trabalhadores e a escola: uma riqueza de uma relação a construir. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria (orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 117-129.
SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas de EJA e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil - ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001.
SOUZA, José Carlos Lima de; NICODEMOS, Alessandra et alii. Currículos em EJA: saberes e práticas de educadores. Coleção Educação em Rede. Rio de Janeiro: SESC - DN, 2011.
ZACCUR, Edwiges. Experiências de construção da autoria: o prazer de criar e aperfeiçoar o próprio texto. Disponível em .

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BEISIEGEL, Celso de Ruy. A política de educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). A gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997.
BERTAUX, Daniel. Destinos Pessoais e Estrutura de Classe. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
BRASIL. Constituição Federal. 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
HERNANDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 12, set./out./nov./dez. 1999.
UNESCO. Declaração de Hamburgo - texto síntese. V Conferência Internacional de Educação de Adultos. Hamburgo, Alemanha, 1997.