UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Processos de Desenvolvimento Infantil e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-15499
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança numa perspectiva crítica para a construção de práticas de educação infantil condizentes com o direito da criança à cidadania
Analisar criticamente as teorias do desenvolvimento/aprendizagem em relação com as concepções de sujeito, discutindo seus limites e suas contribuições para o trabalho pedagógico com crianças.
Construir bases teóricas para entender a historicidade da relação da criança com o conhecimento e a cultura.

EMENTA:

Visão histórica e crítica das principais concepções sobre a relação entre desenvolvimento infantil e aprendizagem: implicações para a prática. Relação entre desenvolvimento infantil e desenvolvimento humano.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08054 Processos de Desenvolvimento Infantil e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

CASTRO, L. R. O futuro da infância e outros escritos. RJ: 7Letras, 2013.
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JOBIM E SOUZA, S. (ORG.). Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura. RJ: 7Letras, 2000.
JOBIM E SOUZA, S.. Infância e linguagem: Bakthin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, Papirus, 1996.
LA TAILLE, Y, OLIVEIRA, M. K. E DANTAS, H.. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. SP: Summus, 1992.
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PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. RJ: Forense Universitária, 1973.
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VYGOTSKY, L.. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 1993.
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