UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Psicologia da Aprendizagem e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-15498
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Conceituar e caracterizar o processo da aprendizagem humana
Discutir criticamente os aspectos psicossociais que afetam a aprendizagem.
Conhecer os paradigmas teóricos sobre aprendizagem e seus principais representantes
Refletir sobre os processos, causas e consequências da dificuldade de aprendizagem.

EMENTA:

Conceituação e caracterização do processo de aprendizagem e seus fatores determinantes. Contextualização das teorias de aprendizagem em suas coordenadas de referência históricas e epistemológicas. Discussão sobre os aspectos psicossociais, cognitivos e políticos que afetam o processo de aprendizagem. Identificação de algumas das teorias da aprendizagem escolar que fazem parte da dimensão teórica da psicologia do ensino: apresentação dos conceitos e noções básicas dessas teorias e os princípios fundamentais em que se organizam e se articulam.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08042 Aprendizagem
 
BIBLIOGRAFIA:

CLAXTON, G. O Desafio de Aprender ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.
COLL, C. S. et al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COLL, C. S. et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação (vol. 3). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2015.