UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Tecnologias e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-15497
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1115
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

- PENSAR AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, CONCEBENDO-AS COMO AUTORIAS DOCENTES/DISCENTES;
- REFLETIR SOBRE AS ESPECIFICIDADES DO DIGITAL EM REDE E O QUE ISSO SIGNIFICA PARA OS PROCESSOS FORMATIVOS;
- EXPERIMENTAR POSSIBILIDADES DE USOS DAS/COM AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, DO ANALÓGICO AO DIGITAL;
- DISCUTIR PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA EAD E DA EDUCAÇÃO ONLINE, PENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO NESSES CAMPOS;
- ESTUDAR FENÔMENOS DA CIBERCULTURA, ATENTANDO PARA OS DESAFIOS POSTOS À EDUCAÇÃO.
- PROMOVER INCLUSÃO DIGITAL BÁSICA PARA A ATUAÇÃO DISCENTE NA UNIVERSIDADE.
- ESTUDAR A INCORPORAÇÃO DAS TIC COMO ESTRATÉGIA DE SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE

EMENTA:

TECNOLOGIAS, AUTORIAS E FRUIÇÃO DOCENTE/DISCENTE. ARTEFATOS TECNOCULTURAIS E SEUS USOS EM SALA DE AULA. DOCÊNCIAS E PRÁTICAS DE ARTÍFICE. POLÍTICAS DE TECNOLOGIZAÇÃO DIGITAL DAS SALAS DE AULA. CIBERCULTURA: CONCEITOS, PRÁTICAS, FENÔMENOS. EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CIBERCULTURA. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADOS PELO DIGITAL EM REDE. EDUCAÇÃO ONLINE E APRENDIZAGEM UBÍQUA COMO FENÔMENOS DA CIBERCULTURA. REDES EDUCATIVAS E ESPAÇOS MULTIRREFERENCIAIS DE APRENDIZAGEM: INTERFACES CIDADECIBERESPAÇO. TECNOLOGIAS E IMAGINÁRIO SOCIAL. CRÍTICA À INCORPORAÇÃO DAS TIC COMO ESTRATÉGIA DE SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA DO PROCESSO DE TRABALHO DOCENTE (CF. BANCOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM).

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU02-08040 Tecnologias e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ABREU, GIOVANNA; NICOLAU, MARCOS. A ESTÉTICA DO ANONIMATO NA DEEP WEB: A METÁFORA DAS MÁSCARAS E DO HOMEM INVISÍVEL APLICADA AO "SUBMUNDO" DA INTERNET. IN: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. ANO VII, N. 12 - JAN-JUN/2014, PP. 119-134.
ALMEIDA, THIAGO D'A. R.; EVANGELISTA, AMANDA F. TECNOLOGIAS MÓVEIS, MÍDIAS INDEPENDENTES E COBERTURAS DE MOBILIZAÇÕES SOCIAIS URBANAS: AS INFLUÊNCIAS DO "MIDIALIVRISMO" NA SOCIEDADE MIDIATIZADA. IN: ANAIS DO II COLÓQUIO SEMIÓTICA DAS MÍDIAS, ALAGOAS, 2013. DISPONÍVEL EM: HTTP://CISECO.ORG.BR/ANAISDOCOLOQUIO/IMAGES/CSM2/CSM2_THIAGODANGELOAMANDAFALCAO.PDF. ACESSO: 11/12/17.
ARDOINO, J. ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL (PLURAL) DAS SITUAÇÕES EDUCATIVAS E FORMATIVAS. IN: BARBOSA, J. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO. SÃO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 24-41.
BALL, S.J. EDUCAÇÃO GLOBAL S.A.: NOVAS REDES POLÍTICAS E O IMAGINÁRIO NEOLIBERAL. TRADUÇÃO DE JANETE BRIDON. PONTA GROSSA: UEPG, 2014.
BARBIER, R. A ESCUTA SENSÍVEL NA ABORDAGEM TRANSVERSAL. IN: BARBOSA J. G. (ORG.). MULTIRREFERENCIALIDADE NAS CIÊNCIAS E NA EDUCAÇÃO. SÃO CARLOS: EDUFSCAR, 1998, P. 168-198.
BARRETO, R.G. TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS. PETRÓPOLIS: DE PETRUS ET ALII, 2014. (CAPÍTULO DO HARDWARE AO SOFTWARE: CAMINHOS DA SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA? P. 57-70).
BARTHES, R. AULA. 10ª EDIÇÃO, SÃO PAULO: CULTRIX, 1978.
BRUNO, FERNANDA. MÁQUINAS DE VER, MODOS DE SER: VIGILÂNCIA, TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE. PORTO ALEGRE: SULINA, 2013.
CHRISTENSEN, CLAYTON; HORN, MICHAEL; JOHNSON, CURTIS. INOVAÇÃO NA SALA DE AULA: COMO A INOVAÇÃO DISRUPTIVA MUDA A FORMA DE APRENDER. PORTO ALEGRE. BOOKMAN, 2012.
DAVILLA, C.; SANTOS, EDMÉA. O. . IMAGENS VOLÁTEIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORXS 1 :DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS E LÚDICOS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REVISTA ENTRE IDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE (ON LINE), V. 3, P. 113-127, 2014.
ESCÓSSIA, LILIANA DA. A INVENÇÃO TÉCNICA: TRANSINDIVIDUALIDADE E AGENCIAMENTO COLETIVO. IN: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: TEORIA & PRÁTICA. PORTO ALEGRE, V. 13, Nº 2, JUL/DEZ. 2010, PP. 16-25.
GUATTARI, FÉLIX. "DA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE". IN: PARENTE, ANDRÉ. (ORG.). IMAGEM-MÁQUINA: A ERA DAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL. RIO DE JANEIRO: ED. 34, 1993.
HUIZINGA, JOHAN. HOMO LUDENS. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2007.
KASTRUP, VIRGÍNIA. POLÍTICAS COGNITIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O PROBLEMA DO DEVIR-MESTRE. IN: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, CAMPINAS, VOL. 26, Nº 93, P. 1273-1288, SET./DEZ., 2005.
KILPP, SUZANA. DISPERSÃO-CONVERGÊNCIA: APONTAMENTOS PARA A PESQUISA DE AUDIOVISUALIDADES. IN: MONTAÑO, SONIA; FISCHER, GUSTAVO: KILPP, SUZANA. IMPACTO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESTATUTO DA IMAGEM. PORTO ALEGRE: SULINA, 2012. P. 223 - 238.
LATOUR, BRUNO. "COMO PROSSEGUIR A TAREFA DE DELINEAR ASSOCIAÇÕES?" IN: CONFIGURAÇÕES2, PP. 11-27, 2006.
____________. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012.
LEMOS, ANDRÉ. ESTRUTURAS ANTROPOLÓGICAS DO CIBERESPAÇO. IN: TEXTOS DE CULTURA E COMUNICAÇÃO, N. 35, SALVADOR:FACOM/UFBA, JULHO 1996.
_____. ANJOS INTERATIVOS E RETRIBALIZAÇÃO DO MUNDO: SOBRE INTERATIVIDADE E INTERFACES DIGITAIS.HTTP://WWW.FACOM.UFBA.BR/PESQ/CYBER/LEMOS/INTERAC.HTML - CAPTURADO EM 02/12/2001.
_____.CIBERCULTURA: TECNOLOGIA E VIDA SOCIAL NA CULTURA CONTEMPOTÂNEA.PORTO ALEGRE: SULINA, 2002.
_____. CULTURA DAS REDES:CIBERENSAIOS PARA O SÉCULO XXI. SALVADOR: EDUFBA, 2002.
_____.CUNHA, P. (ORGS.). OLHARES SOBRE A CIBERCULTURA .PORTO ALEGRE: SULINA, 2003.
_____. ARTE E MÍDIA LOCATIVA NO BRASIL. IN: PELLANDA, EDUARDO CAMPOS. COMUNICAÇÃO MÓVEL NO CONTEXTO BRASILEIRO. IN: LEMOS, ANDRÉ. JOSGRILBERG, FÁBIO (ORGS). COMUNICAÇÃO E MOBILIDADE. SALVADOR: EDUFBA, 2009. (PS. 123-135).
_____. PREFÁCIO. IN: BONILLA, MARIA HELENA S.; PRETTO, NELSON. INCLUSÃO DIGITAL: POLÊMICA CONTEMPORÂNEA. SALVADOR: EDUFBA, 2011, P. 15-21.
LEMOS, ANDRÉ; LÉVY, PIERRE. O FUTURO DA INTERNET: EM DIREÇÃO A UMA CIBERDEMOCRACIA PLANETÁRIA.SÃO PAULO: PAULUS, 2010.
LEMOS, R. WEB 2.0: COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. RIO DE JANEIRO: FGV ON-LINE, 2006.
LUCENA, SIMONE. EDUCAÇÃO E TV DIGITAL: SITUAÇÃO E PERSPECTIVA. ALAGOAS: EDUFAL, 2012.
MACEDO, R. S. ATOS DE CURRÍCULO FORMAÇÃO EM ATO? PARA COMPREENDER, ENTRETECER E PROBLEMATIZAR CURRÍCULO E FORMAÇÃO. ILHÉUS: EDITUS, 2011.
MARCUSCHI, L. A. GÊNEROS TEXTUAIS EMERGENTES NO CONTEXTO DA TECNOLOGIA DIGITAL. IN: MARCUSCHI, L. A; XAVIER, A. C. (ORGS.). HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS. RIO DE JANEIRO: LUCERNA, 2004.
MARTINS, BIANCA MARIA RÊGO. O PROFESSOR-DESIGNER DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA PARA A INSERÇÃO DO DESIGN NA ESCOLA. RIO DE JANEIRO: PUC-RIO, 2016. 175F. TESE (DOUTORADO EM DESIGN). DEPARTAMENTO DE ARTES & DESIGN, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, RIO DE JANEIRO, 2016.
MATTAR, JOÃO. GAMES EM EDUCAÇÃO: COMO OS NATIVOS DIGITAIS APRENDEM. SÃO PAULO: PEARSON PRENTICE HALL, 2010.
PAIVA, LARIANA GONÇALVES DE. DO GIZ COLORIDO AO DATA SHOW: UMA CONEX@AODECONECT@D@. JUIZ DE FORA: UFJF, 2010.
PRIMO, ALEX. INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: COMUNICAÇÃO, CIBERCULTURA, COGNIÇÃO. PORTO ALEGRE: SULINA, 2011.
RECUERO, R. REDES SOCIAIS NA INTERNET. PORTO ALEGRE: SULINA, 2009. (COLEÇÃO CIBERCULTURA).
_____. LEMOS, R. REDES SOCIAIS DIGITAIS A CONEXÃO CONECTIVA DO TWITTER. SÃO PAULO: PAULUS, 2010.
RIBEIRO, M. ; SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA . PESQUISA FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL E COM OS COTIDIANOS NA CIBERCULTURA: TECENDO A METODOLOGIA COM UM RIGOR OUTRO. REVISTA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA, V. 25, P. 295-310, 2016.
SANTAELLA, LUCIA; ARANTES, PRISCILA (ORGS). ESTÉTICAS TECNOLÓGICAS: NOVOS MODOS DE SENTIR. SÃO PAULO . EDUC, 2011.
SANTOS, EDMÉA. PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. SANTO TIRSO: WHITEBOOKS, 2014.
SANTOS. E. COUTO, E. PORTO, CRISTIANE. APP-LEARNING: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E FORMAÇÃO, SALVADOR: EDUFBA, 2016.
SANTOS, E (ORG). DIÁRIO-ONLINE COMO DISPOSITIVO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.
SANTOS, E. PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. SANTO TIRSO, EDITORA: WHITEBOOKS, 2014.
SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA; CARVALHO, FELIPE SILVA PONTE ; PIMENTEL, MARIANO . MEDIAÇÃO DOCENTE ONLINE PARA COLABORAÇÃO: NOTAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. ETD. EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, V. 18, P. 23-42, 2016.
SANTOS, EDMÉA OLIVEIRA; COLACIQUE, R. ; SILVA, F. . A AUTORIA VISUAL NA INTERNET: O QUE DIZEM OS MEMES?. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, V. 18, P. 135-157, 2016.
SANTOS, EDMÉA. O.; SILVA, F. ; ROSSINI, T. . AUTORIA EM REDE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EMERGENTE. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR. IMPRESSO), V. 15, P. 515-536, 2015.
SANTOS, EDMÉA. O.; ROSSINI, T. . DESIGN-INTERATIVO ABERTO: UM DISPOSITIVO DA PESQUISA-FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), V. 13, P. 1-20, 2015.
SANTOS, EDMÉA. O.; SANTOS, R. . PESQUISANDO NOS COTIDIANOS DA CIBERCULTURA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. REVISTA DA FAEEBA: EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, V. 24, P. 69-82, 2015.
SANTOS, EDMÉA. O.. A MOBILIDADE CIBERCULTURAL: COTIDIANOS NA INTERFACE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO. REVISTA EM ABERTO - INEP, V. 28, P. 134-148, 2015.
SENNETT, R. O ARTÍFICE.3. ED. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2009.
__________. A CORROSÃO DO CARÁTER: CONSEQUÊNCIAS PESSOAIS DO TRABALHO NO NOVO CAPITALISMO. RIO DE JANEIRO: RECORD, 2000.
SIBILIA, PAULA. O SHOW DO EU: A INTIMIDADE COMO ESPETÁCULO. RIO DE JANEIRO: NOVA FRONTEIRA, 2008.
SILVA, MARCO. SALA DE AULA INTERATIVA. SÃO PAULO: EDIÇÕES LOYOLA. 7 EDICAÇÃO, 2014.
_____. EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: O DESAFIO COMUNICACIONAL DO PROFESSOR PRESENCIAL E ONLINE. IN: REVISTA DA FAEEBA - EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE. SALVADOR: EDITORA DA UNEB, V.12, N.20, P. 261-271, JUL/DEZ, 2003.
_____. INFOEXCLUSÃO E ANALFABETISMO DIGITAL: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E NA CIBERCULTURA. IN: FREITAS, MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO. CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA EDITORA, 2009, P. 75-86.
______. EDUCAR EM NOSSO TEMPO: DESAFIOS DA TEORIA SOCIAL PÓS-MODERNA. IN: MAFRA, LEILA DE ALVARENGA; TURA, MARIA DE LOURDES RANGEL (ORGS.). SOCIOLOGIA PARA EDUCADORES 2: O DEBATE SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX E AS PERSPECTIVAS ATUAIS. RIO DE JANEIRO: QUARTET, 2005,P. 167-192.
SOARES, CONCEIÇÃO; SANTOS, EDMÉA. ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS: USOS E IMPLICAÇÕES PARA OS CURRÍCULOS. IN: ALVES, NILDA. LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. TEMAS DE PEDAGOGIA: DIÁLOGOS ENTRE DIDÁTICA E CURRÍCULO. SÃO PAULO: EDITORA CORTEZ, 2012. (P. 308-330).
SOARES, CONCEIÇÃO; NOLASCO-SILVA, LEONARDO. DIFERENÇA, IDENTIDADE E FICÇÃO: TECER CURRÍCULOS EM REDES, NARRAR OS COTIDIANOS E INVENTAR O PRESENTE. IN: CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, V. 15, N. 3, SET./DEZ. 2015, P. 588-598.
WEBER, ALINE ; SANTOS, EDMÉA. O. . EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA: APRENDIZAGEM UBÍQUA NO CURRÍCULO DA DISCIPLINA DIDÁTICA. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL (PUCPR), V. 13, P. 285-303, 2013.
_____. O CURRÍCULO E O DIGITAL: EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTANCIA. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2002.
_____. O CURRÍCULO EM REDE E O CIBERESPAÇO COMO DESAFIO PARA A EAD IN: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE APRENDIZADO E INTERATIVIDADE. SÃO PAULO: FUTURA, 2003, P. 135-148.
_____. ARTICULAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO ONLINE: POR UMA REDE INTERDISCIPLINAR E INTERATIVA DE CONHECIMENTOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. IN: SILVA, M. (ORG.). EDUCAÇÃO ONLINE. SÃO PAULO: LOYOLA, 2003, P. 217-272.
_____.; OKADA, A. O DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A EMPIRIA: MAPEANDO NOÇÕES SUBSUNÇORAS, COM O USO DE SOFTWARE, UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E DOCÊNCIA EM EAD ONLINE. 2004. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.ABED.ORG.BR/CONGRESSO2004/POR/HTM/147-TC-D2.HTM. ACESSADO EM: 28.12.2013.
_____.EDUCAÇÃO ONLINE: CIBERCULTURA E PESQUISA-FORMAÇÃONAPRÁTICADOCENTE.TESE DE DOUTORADO. SALVADOR: FACED-UFBA, 2005. .
_____.OS DOCENTES E SEUS LAPTOPS 2G: DESAFIOS DA CIBERCULTURA NA ERA DA MOBILIDADE IN: CHALLENGES - VI CONFERÂNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 2009, BRAGA - PT. ACTAS DA VI-VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM (IN)FORMAL NA WEB SOCIAL. UNIVERSIDADE DO MINHO, 2009.
______. A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO ANTES E DEPOIS DA WEB 2.0: RELATOS DE UMA DOCENTE-PESQUISADORA. IN: RANGEL, MARY; FREIRE, WENDEL (ORGS.). ENSINO-APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO. RIO DE JANEIRO: WAK EDITORA, 2010A, P. 107-127.
______. ENTREVISTA PARA O PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO. SÉRIE CIBERCULTURA: O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO. SANTOS, EDMÉA (ORG). IN: HTTP://TVBRASIL.ORG.BR/SALTOPARAOFUTURO/ , 2011B.
______. EDUCAÇÃO ONLINE COMO UM FENÔMENO DA CIBERCULTURA. IN: SILVA, M. ET AL. EDUCAÇÃO ONLINE: CENÁRIOS, FORMAÇÃO E QUESTÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS. RIO DE JANEIRO: EDITORA WAK. 2010.
______. PROJETO DE PESQUISA "A CIBERCULTURA NA ERA DAS REDES SOCIAIS E DA MOBILIDADE: NOVAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES". RIO DE JANEIRO: PROPED-UERJ, CNPQ, 2010B.
_____. AS IMAGENS E A EDUCAÇÃO ONLINE: CONVERGÊNCIAS ENTRE O CINEMA E OS FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. IN: BERINO, A; SOARES, C. (ORGS.). EDUCAÇÃO E IMAGENS: INSTITUIÇÕES ESCOLARES, MÍDIAS E CONTEMPORANEIDADE. RIO DE JANEIRO: DP & A, 2010C, V. 1, P. 105-124.
_____.SANTOS, R. PENSANDO COM E SOBRE AS IMAGENS: UMA CONVERGÊNCIA ENTRE CINEMA E BLOG NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. IN: FREITAS, MARIA TERESA (ORG.). ESCOLA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CINEMA. JUIZ DE FORA: ED. UFJF, 2011, P 125-143.
______. A CIBERCULTURA E A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE MOBILIDADE E REDES SOCIAIS: CONVERSANDO COM OS COTIDIANOS. IN: FONTOURA, HELENA. SILVA, MARCO. (ORGS)PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LINGUAGEM E MÍDIAS: DESAFIOS À PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES. RIO DE JANEIRO: ANPED NACIONAL, 2011A. (PS. 74-98). ACESSADO EM 03-2012: HTTP://WWW.FE.UFRJ.BR/ANPEDINHA2011/EBOOKS.HTML