UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Antropologia e Educação
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU05-15496
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

OBJETIVO(S):

1- Estabelecer relações entre cultura e educação;
2- Analisar o processo de constituição da cultura e da cultura escolar;
3- Refletir sobre diversidade cultural e educação.

EMENTA:

A perspectiva antropológica sobre a diferença. O conceito de cultura e suas relações com a educação. Etnocentrismo e relativismo cultural. A pluralidade cultural no contexto brasileiro e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU05-08039 Antropologia e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

DAMATTA, Roberto. Você tem cultura? In: Explorações: ensaios de sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986, pp. 121-128.
DAUSTER, Tânia. O universo da escola e dos profissionais da área da educação: tensões e proximidade entre a Antropologia e a Educação. In: GUEDES, Simoni Lahud; CIPINIUK, Tatiana Arnaud (orgs). Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas. Niterói: Editora Alternativa/FAPERJ, 2014, p.25-38.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Cadernos CEDES, vol. 18, n. 43, Campinas, 1997.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 5ª edição, 1989.
ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos: 124).
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981, pp. 122-132.