UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Infância e Cultura
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU07-15494
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Problematizar a categoria infância como uma produção da e na linguagem tendo em vista sua construção histórica e cultural;
Refletir acerca das diferentes concepções de cultura vigentes e suas implicações nos modos de compreender a infância e a educação de crianças;
Construir uma compreensão da criança através da diversidade das práticas socioculturais que a constitui como sujeito da história e na história;
Identificar e analisar as diferentes formas e espaços de expressão da criança, a partir das produções culturais: a produção cultural para a criança e a produção cultural feita pela criança;
Valorizar as diferentes linguagens nos processos de aprender/ensinar.

EMENTA:

A invenção cultural da infância. Diferentes concepções de cultura. Cultura como mediadora entre a criança e o mundo. As crianças contemporâneas e seus espaços de expressão. A produção cultural feita para crianças. A criança como produtora de cultura. Diferentes linguagens e práticas socioculturais. A infância pensada a partir da educação e a educação repensada a partir da infância.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU07-08059 Infância e Cultura
 
BIBLIOGRAFIA:

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BARBOSA, Maria C. S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1059-1083, out. 2007.
BORBA, Angela. As culturas da infância no contexto da educação infantil. In: VASCONCELLOS, Tânia (org.). Reflexões sobre Infância e Cultura. Niterói: EdUFF, 2008, v. Único, p. 73-91.
DONZELOT, Jacques. A polícia das famílias. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Lisboa: Actividades editoriais, 2003.
GIRARDELLO, G.. Produção cultural infantil diante da tela: da TV à internet. Revista Teias (UERJ, online), v.6,p.158, 2005
LARROSA, Jorge. O enigma da infância. In: ______. Pedagogia profana. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
KOHAN, Walter. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Comunicação e mediações culturais. Entrevista dada à Claudia Bacelos. In: Diálogos midiológicos, 6, volume XIII, n.1, jan/jun, 2000.
PAGNI, Pedro A. Infância: arte de governo pedagógico e cuidado de si. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 99-123, set./dez., 2010.
PEREIRA, Rita Ribes. O menino, os barcos, o mundo: considerações sobre a construção de conhecimento. In: Currículo sem fronteiras, v.10, n.2, jul/dez, 2010.
SARMENTO, Manuel Jacinto As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004.
SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVEA, Maria Cristina Soares (orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
VASCONCELLOS, Vera M. Ramos; SARMENTO, Manuel J. (orgs.). Infância (in)visível. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2007.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.