UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMANA
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-15493
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Promover a reflexão sobre a importância do estudo da psicologia nos cursos de formação de pedagogos.
Situar a psicologia como ciência correlata da educação, relacionando-a com seus demais fundamentos.
Comparar e criticar abordagens do ciclo vital do desenvolvimento humano relacionando-as à prática pedagógica.

EMENTA:

Discussão das diversas concepções de homem subjacentes às abordagens do desenvolvimento humano. Diferentes abordagens e perspectivas da psicologia do desenvolvimento e suas conexões com a prática pedagógica. A construção histórica das fases da vida e seus efeitos nas políticas e práticas educacionais. Análise crítica da inserção da psicologia no campo educacional.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

EDU08-08038 Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

COLL, C. S. et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação (vol. 2). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
LA TAILLE, Y. J. J. de et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. & FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PIAGET, J. P. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 10ª edição revista, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.