UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Fundamentos em Educação Sexual
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP04-15492
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

OBJETIVO GERAL: Oportunizar espaços para reflexões e debates acerca dos temas que envolvem a sexualidade humana, visando a formação de educadores críticos e comprometidos com uma abordagem emancipatória da Educação Sexual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
­Reconhecer a Educação Sexual como parte da educação global do indivíduo, ao qual pode se instituir curricularmente como uma vertente da educação em saúde, capaz de promover a transformação social, em busca da promoção da autonomia dos indivíduos e de uma melhor qualidade de vida para todos os segmentos da sociedade;
­Analisar os objetivos da Educação Sexual, suas especificidades e formas de abordagens, de modo a promover o desenvolvimento do pensamento crítico científico e refletir sobre a importância do papel do educador sexual na formação cidadã dos indivíduos;
­Reconhecer a sexualidade humana como uma construção histórica, social, cultural e política, visando a desconstrução de estigmas, preconceitos, mitos e tabus;
­Refletir sobre os desafios, possibilidades e limites do trabalho do educador sexual no ambiente escolar.

EMENTA:

EMENTA: Fundamentos básicos de Educação Sexual: Terminologias e conceitos de Educação Sexual e sexualidade; importância dos conhecimentos científicos sobre sexualidade e diversidade na formação de professores; o papel da família, da escola, do educador e da sociedade no debate sobre Educação Sexual; tipos de abordagens de Educação Sexual; estratégias de ensino e produção de projetos em Educação Sexual. Aspectos históricos da Educação Sexual: história da sexualidade no Brasil e no Ocidente; análise dos documentos oficiais. Temas específicos de sexualidade: relações de gênero, anatomofisiologia dos sistemas sexuais; masturbação; autoestima; afetividade, diversidade sexual; IST; métodos contraceptivos e planejamento familiar; gravidez não planejada; aborto como questão de saúde pública; prevenção ao abuso sexual e mitos e tabus sobre a sexualidade humana.
METODOLOGIA: Aulas expositivo-dialogadas, dinâmicas de grupo, filmes/animações/documentários, debates em grupo e leituras guiadas extraclasse.
AVALIAÇÃO: Seminários individuais; participação e desempenho durante o curso considerando a presença efetiva nas aulas; análise de textos e fundamentação teórica; apresentação de projetos coletivos e produção escrita.



BIBLIOGRAFIA:

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