UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Gramsci e a Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15484
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Conhecer os princípios e situar historicamente o materialismo histórico dialético concebido por Marx e Engels
-Conhecer e compreender os princípios que caracterizam o pensamento de Antonio Gramsci. -Compreender seus principais conceitos e categorias, a partir da leitura direta da sua produção intelectual: 1) conceito de Homem; 2) relações de Força; 3) Bloco histórico; 4) Hegemonia, Aparelhos Privados de Hegemonia - APH; 5) Estado Ampliado; 6) Intelectual, Intelectual orgânico; 7) Reforma Intelectual e Moral; 8) Ideologia e Cultura; 9) Educação; 10) Escola
-Identificar a relação do legado gramsciano e da atualidade de seu pensamento enquanto ferramenta crítica para se compreender o papel e a função da educação conhecer pesquisas relacionadas com o campo da educação que tenham sido desenvolvidas a partir do referencial teórico de Gramsci.

EMENTA:

As ideias de Marx e Engels - o sentido do materialismo histórico dialético. O Pensamento marxista de Gramsci e seu legado: biografia e contexto histórico. Conceito de Homem, Relações de Força. Bloco Histórico. Hegemonia - APH. Estado Ampliado. Intelectual orgânico. Reforma Intelectual e moral. Ideologia e Cultura. Educação. Escola.


BIBLIOGRAFIA:

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