UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Política e a Legislação da Educação Brasileira
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15482
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A CONSTITUINTE E A TRAMITAçãO DA NOVA LDB. ANáLISE CRíTICA DA LEGISLAçãO EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DA ARTICULAçãO ENTRE A CONSTITUIçãO FEDERAL (1988) EM SEUS CAPíTULOS II - DOS DIREITOS SOCIAIS; CAPíTULO III DA EDUCAçãO, COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAçãO NACIONAL - 9394/1996. LEITURA COMPARATIVA ENTRE AS BASES LEGAIS DA EDUCAçãO E AS CONTRADIçõES DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA: A ORGANIZAçãO DA EDUCAçãO NACIONAL E AS COMPETêNCIAS DE SEUS óRGãOS; OS SISTEMAS NACIONAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAçãO - COMPETêNCIAS E REGIMES DE COLABORAçãO; A GESTãO DEMOCRáTICA: A INCUMBêNCIA DOS DOCENTES E DA ESCOLA; DA COMPOSIçãO DOS NíVEIS ESCOLARES - DA EDUCAçãO INFANTIL, DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MéDIO - EDUCAçãO DE JOVENS E ADULTOS E DA EDUCAçãO PROFISSIONAL. ORDENAMENTO JURíDICO DAS LEIS ORDINáRIAS E COMPLEMENTARES.

OBJETIVO(S):

CONHECER O CONTEXTO HISTóRICO-POLíTICO E SOCIAL DE CONSTRUçãO DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES NA EDUCAçãO BRASILEIRA;

- COMPREENDER O DEBATE (E SUAS AUSêNCIAS) NOS PROCESSOS DE ELABORAçãO DAS LDBS ENTRE O LEGISLATIVO, O EXECUTIVO E OS INTELECTUAIS/ORGANIZAçõES DA SOCIEDADE CIVIL;

- ANALISAR CRITICAMENTE A TRAJETóRIA DE ORGANIZAçãO DA LEGISLAçãO EDUCACIONAL BRASILEIRA, DAS CONSTITUIçõES EM SEUS CAPíTULOS DA EDUCAçãO, AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES, SEUS CONTEXTOS HISTóRICOS, CONFLITOS, INTERESSES E DISPUTAS;

- PERCEBER AS ARTICULAçõES ENTRE A CONSTITUIçãO DE 1988, A LEI 9394/1996 E LEGISLAçãO ORDINáRIA, OS PRINCíPIOS FUNDAMENTAIS QUANTO A EDUCAçãO COMO DIREITO SOCIAL, DA UNIVERSALIZAçãO DO ENSINO, DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS. FINANCOAMENTO DA EDUCAçãO.



BIBLIOGRAFIA:

BRZENZINSKI, I. (ORG.) LDB INTERPRETADA: DIVERSOS OLHARES SE ENTRECRUZAM. SãO PAULO: CORTEZ, 1997.

__________________. LDB DEZ ANOS DEPOIS - RIMTERPRETAçãO SOB DIVERSOS OLHARES. SãO PAULO. CORTEZ EDITORA. 2008;

BUFFA, E. IDEOLOGIAS EM CONFLITO: ESCOLA PúBLICA E ESCOLA PRIVADA. S. PAULO: CORTEZ E MORAES, 1979.

CONGRESSO NACIONAL. SUBSTITUTIVO JORGE HAGE DA COMISSãO DE EDUCAçãO, CULTURA E DESPORTO DA CâMARA, 28/06/1990.

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAçãO (CONED). PLANO NACIONAL DE EDUCAçãO: PROPOSTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. BRASíLIA, 2000.

CONSTITUIçãO FEDERAL DO BRASIL. 1988, (ATUALIZADA)

CUNHA, L. A. A ORGANIZAçãO DO CAMPO EDUCACIONAL: AS CONFERêNCIAS DE EDUCAçãO. EDUCAçãO et SOCIEDADE. S. PAULO: CORTEZ, NO. 9, MAIO DE 1981. P. 5-48.

DEMO, PEDRO. A NOVA LDB: RANçOS E AVANçOS. CAMPINAS: PAPIRUS, 1997.

ESTATUTO DA CRIANçA EDO ADOLESCENTE. CAPíTULO DA EDUCAçãO.

VIEIRA, EVALDO. OS DIREITOS SOCIAIS E A POLíTICAS SOCIAL. SãO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2004;

FáVERO, OSMAR. (ORG.). A EDUCAçãO NAS CONSTITUINTES BRASILEIRAS (1823-1988). SàO PAULO: EDITORA AUTORES ASSOCIADOS. 1996;

FERNANDES, F. EDUCAçãO E SOCIEDADE NO BRASIL. S. PAULO: DOMINUS, 1963.

FóRUM NACIONAL EM DEFESA DA ESCOLA PúBLICA. LDB - AVALIAçãO DO FóRUM NACIONAL EM DEFESA DA

ESCOLA PúBLICA.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAçãO NACIONAL. NO. 9394/1996. (ATUALIZADA);

LEI 13.005/2014 - PLANO NACIONAL DE EDUCAçãO;

LIBãNEO, JOSé CARLOS, OLIVEIRA, JOãO ERREIRA, TOSCHI, MIRZA SEABRA. EDUCAçãO ESCOLAR - POLíTICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAçãO. SãO PAULO. 2003;

MENEZES, JANAINA S. DA SILVA, VALLE, BERTHA DE BORJA REIS DO, VASCONCELOS, MARIA CELI CHAVES. PLANO ESTADUAL DE EDUCAçãO DO RIO DE JANEIRO. RIO DE JANEIRO, EDITORA QURTET. 2010;

SANTOS, LINCOLN DE ARAúJO. ENTRE A UTOPIA E O LABIRINTO: DEMOCRACIA E AUTORITARISMO N PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO DOS ANOS 1980. RIO DE JANEIRO, QUARTET EDITORA, 2011;

SAVIANI, D. POLíTICA EDUCACIONAL NO BRASIL. CAMPINAS, S. PAULO: AUTORES ASSOCIADOS, 1996.

__________. A NOVA LEI DA EDUCAçãO: TRAJETóRIA, LIMITES E PERSPECTIVAS. S. PAULO: AUTORES ASSOCIADOS, 1997.

__________. DA NOVA LDB AO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAçãO: POR UMA OUTRA POLíTICA EDUCACIONAL. 3ª ED. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2000.

__________. POLíTICA E EDUCAçãONO BRASIL: O PAPEL DO CONGRESSO NACIONAL NA LEGISLAçãO DO ENSINO. SàO PAULO. CORTEZ EDITORA, 2006;