UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Política e a Legislação da Educação Brasileira
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15482
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

CONHECER O CONTEXTO HISTÓRICO-POLÍTICO E SOCIAL DE CONSTRUÇÃO DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA;
- COMPREENDER O DEBATE (E SUAS AUSÊNCIAS) NOS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DAS LDBS ENTRE O LEGISLATIVO, O EXECUTIVO E OS INTELECTUAIS/ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL;
- ANALISAR CRITICAMENTE A TRAJETÓRIA DE ORGANIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA, DAS CONSTITUIÇÕES EM SEUS CAPÍTULOS DA EDUCAÇÃO, AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES, SEUS CONTEXTOS HISTÓRICOS, CONFLITOS, INTERESSES E DISPUTAS;
- PERCEBER AS ARTICULAÇÕES ENTRE A CONSTITUIÇÃO DE 1988, A LEI 9394/1996 E LEGISLAÇÃO ORDINÁRIA, OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUANTO A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL, DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO, DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS. FINANCOAMENTO DA EDUCAÇÃO.

EMENTA:

A CONSTITUINTE E A TRAMITAÇÃO DA NOVA LDB. ANÁLISE CRÍTICA DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988) EM SEUS CAPÍTULOS II - DOS DIREITOS SOCIAIS; CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, COM A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - 9394/1996. LEITURA COMPARATIVA ENTRE AS BASES LEGAIS DA EDUCAÇÃO E AS CONTRADIÇÕES DA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA: A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL E AS COMPETÊNCIAS DE SEUS ÓRGÃOS; OS SISTEMAS NACIONAL, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO - COMPETÊNCIAS E REGIMES DE COLABORAÇÃO; A GESTÃO DEMOCRÁTICA: A INCUMBÊNCIA DOS DOCENTES E DA ESCOLA; DA COMPOSIÇÃO DOS NÍVEIS ESCOLARES - DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ORDENAMENTO JURÍDICO DAS LEIS ORDINÁRIAS E COMPLEMENTARES.


BIBLIOGRAFIA:

BRZENZINSKI, I. (ORG.) LDB INTERPRETADA: DIVERSOS OLHARES SE ENTRECRUZAM. SÃO PAULO: CORTEZ, 1997.
__________________. LDB DEZ ANOS DEPOIS - RIMTERPRETAÇÃO SOB DIVERSOS OLHARES. SÃO PAULO. CORTEZ EDITORA. 2008;
BUFFA, E. IDEOLOGIAS EM CONFLITO: ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA PRIVADA. S. PAULO: CORTEZ E MORAES, 1979.
CONGRESSO NACIONAL. SUBSTITUTIVO JORGE HAGE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO DA CÂMARA, 28/06/1990.
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONED). PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PROPOSTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. BRASÍLIA, 2000.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL. 1988, (ATUALIZADA)
CUNHA, L. A. A ORGANIZAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL: AS CONFERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. S. PAULO: CORTEZ, NO. 9, MAIO DE 1981. P. 5-48.
DEMO, PEDRO. A NOVA LDB: RANÇOS E AVANÇOS. CAMPINAS: PAPIRUS, 1997.
ESTATUTO DA CRIANÇA EDO ADOLESCENTE. CAPÍTULO DA EDUCAÇÃO.
VIEIRA, EVALDO. OS DIREITOS SOCIAIS E A POLÍTICAS SOCIAL. SÃO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2004;
FÁVERO, OSMAR. (ORG.). A EDUCAÇÃO NAS CONSTITUINTES BRASILEIRAS (1823-1988). SÀO PAULO: EDITORA AUTORES ASSOCIADOS. 1996;
FERNANDES, F. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL. S. PAULO: DOMINUS, 1963.
FÓRUM NACIONAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. LDB - AVALIAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL EM DEFESA DA
ESCOLA PÚBLICA.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. NO. 9394/1996. (ATUALIZADA);
LEI 13.005/2014 - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO;
LIBÃNEO, JOSÉ CARLOS, OLIVEIRA, JOÃO ERREIRA, TOSCHI, MIRZA SEABRA. EDUCAÇÃO ESCOLAR - POLÍTICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO. SÃO PAULO. 2003;
MENEZES, JANAINA S. DA SILVA, VALLE, BERTHA DE BORJA REIS DO, VASCONCELOS, MARIA CELI CHAVES. PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. RIO DE JANEIRO, EDITORA QURTET. 2010;
SANTOS, LINCOLN DE ARAÚJO. ENTRE A UTOPIA E O LABIRINTO: DEMOCRACIA E AUTORITARISMO N PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO DOS ANOS 1980. RIO DE JANEIRO, QUARTET EDITORA, 2011;
SAVIANI, D. POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL. CAMPINAS, S. PAULO: AUTORES ASSOCIADOS, 1996.
__________. A NOVA LEI DA EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIA, LIMITES E PERSPECTIVAS. S. PAULO: AUTORES ASSOCIADOS, 1997.
__________. DA NOVA LDB AO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: POR UMA OUTRA POLÍTICA EDUCACIONAL. 3ª ED. CAMPINAS: AUTORES ASSOCIADOS, 2000.
__________. POLÍTICA E EDUCAÇÃONO BRASIL: O PAPEL DO CONGRESSO NACIONAL NA LEGISLAÇÃO DO ENSINO. SÀO PAULO. CORTEZ EDITORA, 2006;