UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Pensamento Social e Educacional II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15481
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

AS IDEIAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS BRASILEIRAS A PARTIR DO PóS- 2ª. GUERRA. O MANIFESTO ´MAIS UMA VEZ REUNIDOS´, A PARTIR DAS REFLEXõES DE FLORESTAN FERNANDES, ANíSIO TEIXEIRA SOBRE A UNIVERSALIZAçãO E FINANCIAMENTO DA ESCOLA PúBLICA. O PROJETO CIVILIZATóRIO BRASILEIRO E A EDUCAçãO EM DARCY RIBEIRO. O NACIONALISMO DESENVOLVIMENTISTA NO PENSAMENTO ISEBIANO E A EDUCAçãO. PENSAMENTO EDUCACIONAL E FILOSóFICO DE PAULO FREIRE (DOS MOVIMENTOS E CAMPANHAS DE ALFABETIZAçãO, PRINCíPIOS E FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO FREIREANO). PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E A REDEMOCRATIZAçãO. PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL ANOS 1980-1990: DERMEVAL SAVIANI, LUIZ ANTôNIO CUNHA, VANILDA PAIVA, JOSé CARLOS LIBâNEO, JOSé SILVéRIO BAIA HORTA, GAUDêNCIO FRIGOTTO. NUANCES DO PENSAMENTO LIBERAL- CONSERVADOR: CLAUDIO DE MOURA E CASTRO, GUIOMAR NAMO DE MELLO E O IDEáRIO NEOLIBERAL NA EDUCAçãO;

OBJETIVO(S):

DISCUTIR O PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL BRASILEIRO DO PóS - 2ª. GUERRA. A PRESENçA DE FLORESTAN FERNANDES, SUAS REFLEXõES E ATUAçãO POLíTICA (DO EXíLIO, REDEMOCRATIZAçãO, CONSTITUINTE E NA LDB);

PERCEBER AS REFLEXõES E PARTICIPAçõES POLíTICAS DE ANíSIO TEIXEIRA (A UNB, PNE DE 1962 ATé A SUA MORTE, EM 1971) E DE DARCY RIBEIRO (A UNB, OS CIEPS E LDB 9394/1996), NA CONSTRUçãO DE UM PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO E A EDUCAçãO. INTELECTUAIS DO ISEB E A EDUCAçãO: áLVARO VIEIRA PINTO E OS APONTAMENTOS SOBRE A CONSCIENTIZAçãO E A EDUCAçãO;

DISCUTIR O PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL BRASILEIRO A PARTIR DA TRANSIçãO DO REGIME CIVIL-MILITAR PARA A DEMOCRACIA LIBE



BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, LUIZ ANTôNIO. EDUCAçãO, ESTADO E DEMOCRACIA NO BRASIL. SO. CORTEZ EDITORA. 1991;

FáVERO, OSMAR (ORGANIZADOR). DEMOCRACIA E EDUCAçãO EM FLORESTAN FERNANDES. SP/RJ. AUTORES ASSOCIADOS/EDUFF. 2005;

FERNANDES, FLORESTAN. A TRANSIçãO PROLONGADA: O PERíODO PóS-CONSTITUCIONAL. SP. CORTEZ EDITORA. 1988;

----------------------------------. A REVOLUçãO BURGUESA NO BRASIL. SP. EDITORA GLOBO. 2005;

FREIRE, PAULO. EDUCAçãO COMO PRáTICA DE LIBERDADE. RJ. PAZ E TERRA. 2006;

___________. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. RJ. PAZ E TERRA. 1985;

FRIGOTTO, GAUDêNCIO. A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA. SP. CORTEZ EDITORA. 1989;

GADOTTI, MOACIR. PAULO FREIRE: UMA BIOBIBLIOGRAFIA. SP. CORTEZ EDITORA. 1996;

_______________. CONCEPçãO DIALéTICA DA EDUCAçãO: UM ESTUDO INTRODUTóRIO. SP. CORTEZ EDITORA. 1984;

_______________. PENSAMENTO PEDAGóGICO BRASILEIRO. SP. EDITORA áTICA. 2004;

PAIVA, VANILDA. HISTóRIA DA EDUCAçãO POPULAR NO BRASIL. SP. EDIçõES LOYOLA. 2003;

___________. PAULO FREIRE E O NACIONALISMO DESENVOLVIMENTISTA. SP. EDIçõES GRAAL. 2000;

SAVIANI, DERMEVAL. HISTóRIA DAS IDEIAS POLíTICAS. SP. AUTORES ASSOCIADOS. 2007;

_________________. EDUCAçãO: DO SENSO COMUM à CONSCIêNCIA FILOSóFICA. SP. CORTEZ EDITORA. 1985;

TOLEDO, CAIO NAVARRO DE. INTELECTUAIS E POLíTICA NO BRASIL: A EXPERIêNCIA DO ISEB. RJ. EDITORA REVAN. 2005;

RIBEIRO, DARCY. NOSSA ESCOLA é UMA CALAMIDADE. RJ. EDITORA SALAMANDRA. 1984;

___________. CONFISSõES. SP. COMPANHIA DAS LETRAS. 1997.