UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Pensamento Social e Educacional II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15481
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

DISCUTIR O PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL BRASILEIRO DO PÓS - 2ª. GUERRA. A PRESENÇA DE FLORESTAN FERNANDES, SUAS REFLEXÕES E ATUAÇÃO POLÍTICA (DO EXÍLIO, REDEMOCRATIZAÇÃO, CONSTITUINTE E NA LDB);
PERCEBER AS REFLEXÕES E PARTICIPAÇÕES POLÍTICAS DE ANÍSIO TEIXEIRA (A UNB, PNE DE 1962 ATÉ A SUA MORTE, EM 1971) E DE DARCY RIBEIRO (A UNB, OS CIEPS E LDB 9394/1996), NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO. INTELECTUAIS DO ISEB E A EDUCAÇÃO: ÁLVARO VIEIRA PINTO E OS APONTAMENTOS SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO;
DISCUTIR O PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL BRASILEIRO A PARTIR DA TRANSIÇÃO DO REGIME CIVIL-MILITAR PARA A DEMOCRACIA LIBE

EMENTA:

AS IDEIAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS BRASILEIRAS A PARTIR DO PÓS- 2ª. GUERRA. O MANIFESTO "MAIS UMA VEZ REUNIDOS", A PARTIR DAS REFLEXÕES DE FLORESTAN FERNANDES, ANÍSIO TEIXEIRA SOBRE A UNIVERSALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DA ESCOLA PÚBLICA. O PROJETO CIVILIZATÓRIO BRASILEIRO E A EDUCAÇÃO EM DARCY RIBEIRO. O NACIONALISMO DESENVOLVIMENTISTA NO PENSAMENTO ISEBIANO E A EDUCAÇÃO. PENSAMENTO EDUCACIONAL E FILOSÓFICO DE PAULO FREIRE (DOS MOVIMENTOS E CAMPANHAS DE ALFABETIZAÇÃO, PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO FREIREANO). PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E A REDEMOCRATIZAÇÃO. PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL ANOS 1980-1990: DERMEVAL SAVIANI, LUIZ ANTÔNIO CUNHA, VANILDA PAIVA, JOSÉ CARLOS LIBÂNEO, JOSÉ SILVÉRIO BAIA HORTA, GAUDÊNCIO FRIGOTTO. NUANCES DO PENSAMENTO LIBERAL- CONSERVADOR: CLAUDIO DE MOURA E CASTRO, GUIOMAR NAMO DE MELLO E O IDEÁRIO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO;


BIBLIOGRAFIA:

CUNHA, LUIZ ANTÔNIO. EDUCAÇÃO, ESTADO E DEMOCRACIA NO BRASIL. SO. CORTEZ EDITORA. 1991;
FÁVERO, OSMAR (ORGANIZADOR). DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO EM FLORESTAN FERNANDES. SP/RJ. AUTORES ASSOCIADOS/EDUFF. 2005;
FERNANDES, FLORESTAN. A TRANSIÇÃO PROLONGADA: O PERÍODO PÓS-CONSTITUCIONAL. SP. CORTEZ EDITORA. 1988;
----------------------------------. A REVOLUÇÃO BURGUESA NO BRASIL. SP. EDITORA GLOBO. 2005;
FREIRE, PAULO. EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE. RJ. PAZ E TERRA. 2006;
___________. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. RJ. PAZ E TERRA. 1985;
FRIGOTTO, GAUDÊNCIO. A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA. SP. CORTEZ EDITORA. 1989;
GADOTTI, MOACIR. PAULO FREIRE: UMA BIOBIBLIOGRAFIA. SP. CORTEZ EDITORA. 1996;
_______________. CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO. SP. CORTEZ EDITORA. 1984;
_______________. PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO. SP. EDITORA ÁTICA. 2004;
PAIVA, VANILDA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL. SP. EDIÇÕES LOYOLA. 2003;
___________. PAULO FREIRE E O NACIONALISMO DESENVOLVIMENTISTA. SP. EDIÇÕES GRAAL. 2000;
SAVIANI, DERMEVAL. HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS. SP. AUTORES ASSOCIADOS. 2007;
_________________. EDUCAÇÃO: DO SENSO COMUM À CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA. SP. CORTEZ EDITORA. 1985;
TOLEDO, CAIO NAVARRO DE. INTELECTUAIS E POLÍTICA NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO ISEB. RJ. EDITORA REVAN. 2005;
RIBEIRO, DARCY. NOSSA ESCOLA É UMA CALAMIDADE. RJ. EDITORA SALAMANDRA. 1984;
___________. CONFISSÕES. SP. COMPANHIA DAS LETRAS. 1997.