UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Pensamento Social e Educacional I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15480
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

DISCUTIR A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL BRASILEIRO A PARTIR DE SEUS INTELECTUAIS E DE SUAS INTERPRETAÇÕES SOBRE O BRASIL;
IDENTIFICAR O PROTAGONISMO FEMININO NAS REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE BRASILEIRA NO PERÍODO DOS ANOS 1930-1940;
COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS E PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES E DE ANÍSIO TEIXEIRA A PARTIR DA VIVÊNCIA POLÍTICA DE AMBOS E SUAS INTERFERÊNCIAS NOS DEBATES DA ESCOLA PÚBLICA E DA DEMOCRACIA NO PAÍS.

EMENTA:

O CONCEITO GRAMSCIANO DE INTELECTUAL ORGÂNICO. AS IDEIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS NO CONTEXTO REPUBLICANO A PARTIR DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA. O PROTAGONISMO FEMININO NO DOCUMENTO DO MANIFESTO: NOEMI DA SILVEIRA RUDOLFER, CECÍLIA MEIRELES E ARMANDA ÁLVARO ALBERTO. PACHOAL LEMME E AS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS PARA O RIO DE JANEIRO E O BRASIL. PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA E FLORESTAN FERNANDES (1930-1960).


BIBLIOGRAFIA:

BOJUNGA, CLAUDIO. ROQUETTE PINTO: O CORPO A CORPO COM O BRASIL. RJ. CASA DA PALAVRA. 2017;
BRITTO, JADER DE MEDEIROS & FAVERO, MARIA DE LOURDES DE ALBUQUERQUE. DICIONÁRIO DE EDUCADORES NO BRASIL. RJ. EDITORA UFRJ/MEC-INEP. 1999;
CONNIFF. POLÍTICA URBANA NO BRASIL: A ASCENSÃO DO POPULISMO (1925-1945). RJ. EDITORA DUMARÁ. 1981;
FÁVERO, MARIA DE LOURDES DE ALBUQUERQUE & BRITTO, JÁDER DE MEDEIROS (ORGANIZADORES). DICIONÁRIO DE EDUCADORES NO BRASIL. RJ. EDITORA UFRJ/MEC-INEP. 1999;
FERNANDES, FLORESTAN. A REVOLUÇÃO BURGUESA NO BRASIL. SP. EDITORA GLOBO. 2005;
_________________. MUDANÇAS SOCIAIS NO BRASIL. SP/RJ. DIFEL EDITORA. 1979;
GRAMSCI, ANTÔNIO. OBRAS ESCOLHIDAS. SP. EDITORA MARTINS FONTES. 1978;
MICELI, SERGIO. INTELECTUAIS À BRASILEIRA. SP. COMPANHIA DAS LETRAS. 2001;
MIGNOT, ANA CHRYSTINA VENANCIO. BAÚ DE MEMÓRIAS, BASTIDORES DE HISTÓRIAS: O LEGADO DE ARMANDA ALVARO ALBERTO. SP. EDITORA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. 2002;
PAGNI, PEDRO ANGELO. DO MANIFESTO DE 1932 À CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO. RS. EDITORA UNIJUÍ. 2002;
ROCHA, MARLOS BESSA DA. MATRIZES DA MODERNIDADE REPUBLICANA: CULTURA POLÍTICA E PENSAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL. SP. AUTORES ASSOCIADOS. 2004;
ROCHA, JOÃO AUGUSTO DE LIMA. ANÍSIO EM MOVIMENTO. DF. SENADO FEDERAL. 2002;
SAVIANI, DERMEVAL. HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS. SP. EDITORA AUTORES ASSOCIADOS. 2007;
SHWARTZMAN, SIMON & OUTROS (ORG.). TEMPOS DE CAPANEMA. RJ. PAZ E TERRA. 2000;
XAVIER, LIBANEA NACIF. "PARA ALÉM DO CAMPO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA". SP. EDITORA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. 2002;