UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Pensamento Social e Educacional I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15480
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O CONCEITO GRAMSCIANO DE INTELECTUAL ORGâNICO. AS IDEIAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS NO CONTEXTO REPUBLICANO A PARTIR DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAçãO NOVA. O PROTAGONISMO FEMININO NO DOCUMENTO DO MANIFESTO: NOEMI DA SILVEIRA RUDOLFER, CECíLIA MEIRELES E ARMANDA áLVARO ALBERTO. PACHOAL LEMME E AS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS PARA O RIO DE JANEIRO E O BRASIL. PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL DE ANíSIO TEIXEIRA E FLORESTAN FERNANDES (1930-1960).

OBJETIVO(S):

DISCUTIR A FORMAçãO DO PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL BRASILEIRO A PARTIR DE SEUS INTELECTUAIS E DE SUAS INTERPRETAçõES SOBRE O BRASIL;

IDENTIFICAR O PROTAGONISMO FEMININO NAS REFLEXõES SOBRE A EDUCAçãO E A SOCIEDADE BRASILEIRA NO PERíODO DOS ANOS 1930-1940;

COMPREENDER AS CONTRIBUIçõES PARA AS CIêNCIAS SOCIAIS E PARA A EDUCAçãO BRASILEIRA DO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES E DE ANíSIO TEIXEIRA A PARTIR DA VIVêNCIA POLíTICA DE AMBOS E SUAS INTERFERêNCIAS NOS DEBATES DA ESCOLA PúBLICA E DA DEMOCRACIA NO PAíS.



BIBLIOGRAFIA:

BOJUNGA, CLAUDIO. ROQUETTE PINTO: O CORPO A CORPO COM O BRASIL. RJ. CASA DA PALAVRA. 2017;

BRITTO, JADER DE MEDEIROS et FAVERO, MARIA DE LOURDES DE ALBUQUERQUE. DICIONáRIO DE EDUCADORES NO BRASIL. RJ. EDITORA UFRJ/MEC-INEP. 1999;

CONNIFF. POLíTICA URBANA NO BRASIL: A ASCENSãO DO POPULISMO (1925-1945). RJ. EDITORA DUMARá. 1981;

FáVERO, MARIA DE LOURDES DE ALBUQUERQUE et BRITTO, JáDER DE MEDEIROS (ORGANIZADORES). DICIONáRIO DE EDUCADORES NO BRASIL. RJ. EDITORA UFRJ/MEC-INEP. 1999;

FERNANDES, FLORESTAN. A REVOLUçãO BURGUESA NO BRASIL. SP. EDITORA GLOBO. 2005;

_________________. MUDANçAS SOCIAIS NO BRASIL. SP/RJ. DIFEL EDITORA. 1979;

GRAMSCI, ANTôNIO. OBRAS ESCOLHIDAS. SP. EDITORA MARTINS FONTES. 1978;

MICELI, SERGIO. INTELECTUAIS à BRASILEIRA. SP. COMPANHIA DAS LETRAS. 2001;

MIGNOT, ANA CHRYSTINA VENANCIO. BAú DE MEMóRIAS, BASTIDORES DE HISTóRIAS: O LEGADO DE ARMANDA ALVARO ALBERTO. SP. EDITORA UNIVERSIDADE SãO FRANCISCO. 2002;

PAGNI, PEDRO ANGELO. DO MANIFESTO DE 1932 à CONSTRUçãO DE UM SABER PEDAGóGICO. RS. EDITORA UNIJUí. 2002;

ROCHA, MARLOS BESSA DA. MATRIZES DA MODERNIDADE REPUBLICANA: CULTURA POLíTICA E PENSAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL. SP. AUTORES ASSOCIADOS. 2004;

ROCHA, JOãO AUGUSTO DE LIMA. ANíSIO EM MOVIMENTO. DF. SENADO FEDERAL. 2002;

SAVIANI, DERMEVAL. HISTóRIA DAS IDEIAS PEDAGóGICAS. SP. EDITORA AUTORES ASSOCIADOS. 2007;

SHWARTZMAN, SIMON et OUTROS (ORG.). TEMPOS DE CAPANEMA. RJ. PAZ E TERRA. 2000;

XAVIER, LIBANEA NACIF. ´PARA ALéM DO CAMPO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAçãO NOVA´. SP. EDITORA UNIVERSIDADE SãO FRANCISCO. 2002;