UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Organização do Trabalho Administrativo e Pedagógico e a Gestão Escolar A
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15479
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

: FUNDAMENTOS E CONCEPçõES DA ORGANIZAçãO E GESTãO DO TRABALHO PEDAGóGICO. BASES SOCIAIS, POLíTICAS E EPISTEMOLóGICAS DA GESTãO ESCOLAR E QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO. A ORGANIZAçãO DA ESCOLA FACE àS CONSOLIDAçõES DA SOCIEDADE CAPITALISTA. O MODELO DA GESTãO ESCOLAR GERENCIAL-EMPRESARIAL E AS ALTERNATIVAS DE GESTãO PARTICIPATIVA (QUALIDADE TOTAL X GESTãO PúBLCA PARTICIPTIVA). OS IMPACTOS NOS DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO E NA ORGANIZAçãO ESCOLAR. ORGANIZAçãO DA PRODUçãO E SEUS POSSíVEIS IMPACTOS NA EDUCAçãO E ESCOLA.

OBJETIVO(S):

DISCUTIR AS DIFERENTES CONCEPçõES DE ORGANIZAçãO ESCOLAR E A SUA RELAçãO COM A PROPOSTA PEDAGóGICA DOS SISTEMAS DE ENSINO;

REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DA SOCIEDADE CAPITALISTA NA ORGANIZAçãO ESCOLAR E EM SEUS MODELOS DE GESTãO.



BIBLIOGRAFIA:

BITTAR, MARILUCE; OLIVEIRA, JOãO F. GESTãO E POLíTICAS DA EDUCAçãO. RIO DE JANEIRO: DPetA, 2006;

FERREIRA, NAURA. AGUIAR, MARCIA ANGELA. GESTãO DA EDUCAçãO. IMPASSES , PERSPECTIVAS E COMPROMISSOS. (ORGS) SP: CORTEZ, 2001;

FREIRE, PAULO. EDUCAçãO NA CIDADE. SP: CORTEZ, 1991;

FREIRE, WENDEL. GESTãO DEMOCRáTICA: REFLEXõES E PRáTICAS DO/NO COTIDIANO ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: WAK ED., 2009;

GADOTTI, MOACIR; ROMãO, JOSé E. (ORG.). AUTONOMIA DA ESCOLA: PRINCíPIOS E PROPOSTAS. 5. ED. SãOPAULO: CORTEZ, 2002.

LIBâNEO, JOSé C. DEMOCRATIZAçãO DA ESCOLA PúBLICA: A PEDAGOGIA CRíTICO-SOCIAL DOS CONTEúDOS. 23. ED. SãO PAULO: LOYOLA, 2009;

LIBâNEO, JOSé C.; OLIVEIRA, JOãO F.; TOSCHI, MIRZA S. EDUCAçãO ESCOLAR: POLíTICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAçãO. 10. ED. SãO PAULO: CORTEZ, 2011;

LIBâNEO, JOSé CARLOS. ORGANIZAçãO E GESTãO DA ESCOLA: TEORIA E PRáTICA. 5. ED. GOIâNIA: ALTERNATIVA, 2004;

PADILHA, PAULO ROBERTO. PLANEJAMENTO DIALóGICO: COMO CONSTRUIR O PROJETO POLíTICO-PEDAGóGICO DA ESCOLA. 3.ED. SãO PAULO: CORTEZ, 2002.

PARO VITOR HENRIQUE. GESTãO DEMOCRáTICA DA ESCOLA PúBLICA. SãO PAULO: áTICA, 1997.

PARO. VITOR H. GESTãO ESCOLAR, DEMOCRACIA E QUALIDADE DO ENSINO. SãO PAULO: áTICA, 2007.

VIEIRA, SOFIA LERCHE (ORG.). GESTãO DA ESCOLA: DESAFIOS A ENFRENTAR. RIO DE JANEIRO: DP et A, 2007.