UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Organização do Trabalho Administrativo e Pedagógico e a Gestão Escolar A
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15479
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

DISCUTIR AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E A SUA RELAÇÃO COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS SISTEMAS DE ENSINO;
REFLETIR SOBRE OS IMPACTOS DA SOCIEDADE CAPITALISTA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E EM SEUS MODELOS DE GESTÃO.

EMENTA:

: FUNDAMENTOS E CONCEPÇÕES DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. BASES SOCIAIS, POLÍTICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA FACE ÀS CONSOLIDAÇÕES DA SOCIEDADE CAPITALISTA. O MODELO DA GESTÃO ESCOLAR GERENCIAL-EMPRESARIAL E AS ALTERNATIVAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA (QUALIDADE TOTAL X GESTÃO PÚBLCA PARTICIPTIVA). OS IMPACTOS NOS DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO E ESCOLA.


BIBLIOGRAFIA:

BITTAR, MARILUCE; OLIVEIRA, JOÃO F. GESTÃO E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO: DP&A, 2006;
FERREIRA, NAURA. AGUIAR, MARCIA ANGELA. GESTÃO DA EDUCAÇÃO. IMPASSES , PERSPECTIVAS E COMPROMISSOS. (ORGS) SP: CORTEZ, 2001;
FREIRE, PAULO. EDUCAÇÃO NA CIDADE. SP: CORTEZ, 1991;
FREIRE, WENDEL. GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES E PRÁTICAS DO/NO COTIDIANO ESCOLAR. RIO DE JANEIRO: WAK ED., 2009;
GADOTTI, MOACIR; ROMÃO, JOSÉ E. (ORG.). AUTONOMIA DA ESCOLA: PRINCÍPIOS E PROPOSTAS. 5. ED. SÃOPAULO: CORTEZ, 2002.
LIBÂNEO, JOSÉ C. DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: A PEDAGOGIA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS. 23. ED. SÃO PAULO: LOYOLA, 2009;
LIBÂNEO, JOSÉ C.; OLIVEIRA, JOÃO F.; TOSCHI, MIRZA S. EDUCAÇÃO ESCOLAR: POLÍTICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO. 10. ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011;
LIBÂNEO, JOSÉ CARLOS. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA. 5. ED. GOIÂNIA: ALTERNATIVA, 2004;
PADILHA, PAULO ROBERTO. PLANEJAMENTO DIALÓGICO: COMO CONSTRUIR O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA. 3.ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2002.
PARO VITOR HENRIQUE. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA. SÃO PAULO: ÁTICA, 1997.
PARO. VITOR H. GESTÃO ESCOLAR, DEMOCRACIA E QUALIDADE DO ENSINO. SÃO PAULO: ÁTICA, 2007.
VIEIRA, SOFIA LERCHE (ORG.). GESTÃO DA ESCOLA: DESAFIOS A ENFRENTAR. RIO DE JANEIRO: DP & A, 2007.