UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Texto
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15478
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

ANALISAR AS DIFERENTES LINGUAGENS DA PRODUÇÃO E DE LEITURA DE TEXTOS.
- REALIZAR LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS E NÃO-CIENTÍFICOS EM DIFERENTES LINGUAGENS DE
COMUNICAÇÃO.

EMENTA:

ESTUDO DA ARTICULAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS QUE FORMAM O UNIVERSO DE SIGNIFICAÇÃO E HISTÓRIA DO MODO DE VIVER CONTEMPORÂNEO. DISCUSSÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, DA CIÊNCIA, DA LITERATURA, DA TELEVISÃO, DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS, DO DESENHO ANIMADO, DA PINTURA, DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA, ENQUANTO DIFERENTES GÊNEROS E FORMAS DISCURSIVAS, INSTÂNCIAS SINGULARES DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. ESTUDO DA INTERTEXTUALIDADE, DA POLIFONIA, DA DIALOGIA PRESENTES NA PRODUÇÃO E NA LEITURA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E NÃO CIENTÍFICOS.


BIBLIOGRAFIA:

ALLEN, GRAHAM. A INTERTEXTUALIDADE E SUA "DUPLA" ORIGEM. PÁTIO. A4, N.15, P. 21-24, NOV. 2000/JAN.2001;
BRONCKART, J-P. ATIVIDADE DE LINGUAGEM, TEXTOS E DISCURSOS: POR UM INTERACIONISMO SÓCIO-DISCURSIVO. TRAD;
ANNA RACHEL MACHADO, PÉRICLES CUNA. S. PAULO: EDUC, 1999;
CASSANI, D. DESCREVER O ESCREVER: COMO SE APRENDE A ESCREVER. TRAD. OSMAR DE SOUSA. ITAJAÍ: UNIVALI, 1999;
FÁVERO, L. E KOCH, I.G.V. LINGÜÍSTICA TEXTUAL. UMA INTRODUÇÃO. SÃO PAULO: CONTEXTO, 1988;
KOCH, I.G. V E TRAVAGLIA, L. C. COERÊNCIA TEXTUAL. S. PAULO: CONTEXTO, 1990.
MIRANDA, M. M. A. A PRODUÇÃO DE TEXTO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO. PRESENÇA PEDAGÓGICA. N. 1, 18-29. 1995;
ORLANDI, E. P. E GUIMARÃES, A. TEXTO, LEITURA E REDAÇÃO. IN: TEXTO, LEITURA E REDAÇÃO. VOL. III, S. PAULO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGÓGICAS DE SÃO PAULO, 1985;
ORLANDI, E. P. NEM ESCRITOR, NEM SUJEITO: APENAS AUTOR. IN: DISCURSO E LEITURA. 3 ED. CAMPINAS: ED. UNICAMP, 1996;
RODRIGUES, R. H. O ARTIGO JORNALÍSTICO E O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA. IN: ROJO, R. (ORG.) A PRÁTICA DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA: PRATICANDO OS PCNS. S. PAULO: EDUC;MERCADO DE LETRAS, 2000, 207-220;
SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. A. OS GÊNEROS ESCOLARES: DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM AOS OBJETOS DE ENSINO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO - ANPED, NO. 11, 1999, 5-16;
SILVA, T. T. DOCUMENTOS DE IDENTIDADE. BELO HORIZONTE: AUTÊNTICA, 2001;
TODOROV, T. OS GÊNEROS DO DISCURSO. S. PAULO: MARTINS FONTES, 1980.