UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Leitura e Produção de Texto
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15478
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

ESTUDO DA ARTICULAçãO DE DIFERENTES LINGUAGENS QUE FORMAM O UNIVERSO DE SIGNIFICAçãO E HISTóRIA DO MODO DE VIVER CONTEMPORâNEO. DISCUSSãO DA LEITURA E DA ESCRITA, DA CIêNCIA, DA LITERATURA, DA TELEVISãO, DA HISTóRIA EM QUADRINHOS, DO DESENHO ANIMADO, DA PINTURA, DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA, ENQUANTO DIFERENTES GêNEROS E FORMAS DISCURSIVAS, INSTâNCIAS SINGULARES DE PRODUçãO DE CONHECIMENTO. ESTUDO DA INTERTEXTUALIDADE, DA POLIFONIA, DA DIALOGIA PRESENTES NA PRODUçãO E NA LEITURA DE TEXTOS CIENTíFICOS E NãO CIENTíFICOS.

OBJETIVO(S):

ANALISAR AS DIFERENTES LINGUAGENS DA PRODUçãO E DE LEITURA DE TEXTOS.

- REALIZAR LEITURA E PRODUçãO DE TEXTOS CIENTíFICOS E NãO-CIENTíFICOS EM DIFERENTES LINGUAGENS DE

COMUNICAçãO.



BIBLIOGRAFIA:

ALLEN, GRAHAM. A INTERTEXTUALIDADE E SUA ´DUPLA´ ORIGEM. PáTIO. A4, N.15, P. 21-24, NOV. 2000/JAN.2001;

BRONCKART, J-P. ATIVIDADE DE LINGUAGEM, TEXTOS E DISCURSOS: POR UM INTERACIONISMO SóCIO-DISCURSIVO. TRAD;

ANNA RACHEL MACHADO, PéRICLES CUNA. S. PAULO: EDUC, 1999;

CASSANI, D. DESCREVER O ESCREVER: COMO SE APRENDE A ESCREVER. TRAD. OSMAR DE SOUSA. ITAJAí: UNIVALI, 1999;

FáVERO, L. E KOCH, I.G.V. LINGüíSTICA TEXTUAL. UMA INTRODUçãO. SãO PAULO: CONTEXTO, 1988;

KOCH, I.G. V E TRAVAGLIA, L. C. COERêNCIA TEXTUAL. S. PAULO: CONTEXTO, 1990.

MIRANDA, M. M. A. A PRODUçãO DE TEXTO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ENUNCIAçãO. PRESENçA PEDAGóGICA. N. 1, 18-29. 1995;

ORLANDI, E. P. E GUIMARãES, A. TEXTO, LEITURA E REDAçãO. IN: TEXTO, LEITURA E REDAçãO. VOL. III, S. PAULO: SECRETARIA DE EDUCAçãO. COORDENADORIA DE ESTUDOS E NORMAS PEDAGóGICAS DE SãO PAULO, 1985;

ORLANDI, E. P. NEM ESCRITOR, NEM SUJEITO: APENAS AUTOR. IN: DISCURSO E LEITURA. 3 ED. CAMPINAS: ED. UNICAMP, 1996;

RODRIGUES, R. H. O ARTIGO JORNALíSTICO E O ENSINO DA PRODUçãO ESCRITA. IN: ROJO, R. (ORG.) A PRáTICA DE LINGUAGEM EM SALA DE AULA: PRATICANDO OS PCNS. S. PAULO: EDUC;MERCADO DE LETRAS, 2000, 207-220;

SCHNEUWLY, B. et DOLZ, J. A. OS GêNEROS ESCOLARES: DAS PRáTICAS DE LINGUAGEM AOS OBJETOS DE ENSINO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO - ANPED, NO. 11, 1999, 5-16;

SILVA, T. T. DOCUMENTOS DE IDENTIDADE. BELO HORIZONTE: AUTêNTICA, 2001;

TODOROV, T. OS GêNEROS DO DISCURSO. S. PAULO: MARTINS FONTES, 1980.