UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Educação não-formal: Múltiplos Olhares
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15476
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

ABORDAR OS PRINCÍPIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E OS PROCESSOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO BRASIL, NA AMÉRICA LATINA E NO MUNDO, BEM COMO DISCUTIR AS PRÁTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL NESTES AMBIENTES;
PROMOVER A INVESTIGAÇÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS, NOS MAIS VARIADOS ESPAÇOS URBANOS E RURAIS, PERCEBENDO OS SENTIDOS EDUCACIONAIS DESTAS EXPERIÊNCIAS;
DISCUTIR OS INSTRUMENTAIS NECESSÁRIOS PARA A ELABORAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E DE COMO SÃO GERIDOS E ORGANIZADOS OS PROJETOS NÃO-FORMAIS, IDENTIFICANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS GERADAS PELA SOCIEDADE CAPITALISTA E AS NECESSIDADES DAS INTERVENÇÕES EM ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS, COMUNITÁRIAS, SINDICAIS E ASSOCIATIVAS DANDO ÊNFASE À PROMOÇÃO À VIDA E À JUSTIÇA SOCIAL;

EMENTA:

DIMENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA GESTÃO DE AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAIS. CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS ONDE SE DESENVOLVAM PROJETOS EDUCACIONAIS. A TRAJETÓRIA POLÍTICO-SÓCIO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INICIATIVAS NO ÂMBITO DE ÓRGÃOS E ESPAÇOS NÃO-GOVERNAMENTAIS: PEDAGOGIA SOCIAL DE RUA; PEDAGOGIA EM AMBIENTES EMPRESARIAIS E HOSPITALARES E DE PROMOÇÃO DA VIDA, PROJETOS SOCIAIS COMUNITÁRIOS E SINDICAIS. PESQUISA E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A GESTÃO PEDAGÓGICA, O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS NÃO FORMAIS;


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, JOSÉ LUÍS VIEIRA DE. TÁ NA RUA: REPRESENTAÇÕES DA PRÁTICA DOS EDUCADORES DE RUA. - SÃO
PÁGINA 5 DE 5 PAULO: XAMÃ, 2001;
ARROYO, MIGUEL GONZALEZ. EDUCAÇÃO DO CAMPO: MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE, BELO HORIZONTE, EDITORA AUTÊNTICA, 2010, P.232-250.
BONAMIGO, CARLOS ANTÔNIO.PRÁ MIM FOI UMA ESCOLA...O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO COOPERATIVO, PASSO FUNDO, EDUPF, 2002, P.85-111.
FRAGA, HILDA JAQUELINE DE & PIASSON, LUÍZA ESCOLA MURIALDO: TECENDO REDES EDUCATIVAS SOLIDÁRIAS DA E NA CIDADE. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GRAVATAÍ, TEORIAS E FAZERES: CAMINHOS DA EDUCAÇÃO POPULAR, VOL.11, SÉRIE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2006, P.77-92;
FERREIRA, NAURA SYRIA CARAPETO. REPENSANDO E RESSIGNIFICANDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NA CULTURA GLOBALIZADA, REVISTA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, CAMPINAS/SP, VOL.25, N 89, 2004, P.1227-1249,
FREIRE, P. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 8. ED. RIO DE JANEIRO. PAZ E TERRA. 1980;
GADOTTI; MOACIR. A EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO-FORMAL E A INFORMAL. MARTINS FONTES, 2005.
KUENZER, ACÁCIA ZENEIDA. PEDAGOGIA DA FÁBRICA: AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E A EDUCAÇÃO DO
TRABALHADOR. 6ª. ED. PAULO: CORTEZ, 2002;
GOHN, MARIA DA GLÓRIA. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E CULTURA POLÍTICA: IMPACTOS SOBRE O
ASSOCIATIVISMO DO TERCEIRO SETOR. SÃO PAULO, CORTEZ, 1999;
TORRES, C. A. A POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA AMÉRICA LATINA. RIO DE JANEIRO, PAZ E
TERRA, 1992;