UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Educação não-formal: Múltiplos Olhares
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15476
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

DIMENSõES SOCIAIS E POLíTICAS NA GESTãO DE AMBIENTES DE EDUCAçãO NãO FORMAIS. CARACTERíSTICAS DO TRABALHO PEDAGóGICO EM ESPAçOS ALTERNATIVOS ONDE SE DESENVOLVAM PROJETOS EDUCACIONAIS. A TRAJETóRIA POLíTICO-SóCIO-CULTURAL DA EDUCAçãO NãO FORMAL E INICIATIVAS NO âMBITO DE óRGãOS E ESPAçOS NãO-GOVERNAMENTAIS: PEDAGOGIA SOCIAL DE RUA; PEDAGOGIA EM AMBIENTES EMPRESARIAIS E HOSPITALARES E DE PROMOçãO DA VIDA, PROJETOS SOCIAIS COMUNITáRIOS E SINDICAIS. PESQUISA E REFLEXãO CRíTICA SOBRE A GESTãO PEDAGóGICA, O PLANEJAMENTO, EXECUçãO E AVALIAçãO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS NãO FORMAIS;

OBJETIVO(S):

ABORDAR OS PRINCíPIOS TEóRICOS E PRáTICOS E OS PROCESSOS HISTóRICOS E SOCIAIS DA EDUCAçãO NãO-FORMAL NO BRASIL, NA AMéRICA LATINA E NO MUNDO, BEM COMO DISCUTIR AS PRáTICAS DE GESTãO EDUCACIONAL NESTES AMBIENTES;

PROMOVER A INVESTIGAçãO E A REFLEXãO CRíTICA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NãO FORMAIS, NOS MAIS VARIADOS ESPAçOS URBANOS E RURAIS, PERCEBENDO OS SENTIDOS EDUCACIONAIS DESTAS EXPERIêNCIAS;

DISCUTIR OS INSTRUMENTAIS NECESSáRIOS PARA A ELABORAçãO DOS PROCESSOS DE GESTãO, PLANEJAMENTO, EXECUçãO E DE COMO SãO GERIDOS E ORGANIZADOS OS PROJETOS NãO-FORMAIS, IDENTIFICANDO AS DESIGUALDADES SOCIAIS GERADAS PELA SOCIEDADE CAPITALISTA E AS NECESSIDADES DAS INTERVENçõES EM óRGãOS E INSTITUIçõES NãO-GOVERNAMENTAIS, COMUNITáRIAS, SINDICAIS E ASSOCIATIVAS DANDO êNFASE à PROMOçãO à VIDA E à JUSTIçA SOCIAL;



BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, JOSé LUíS VIEIRA DE. Tá NA RUA: REPRESENTAçõES DA PRáTICA DOS EDUCADORES DE RUA. - SãO

PáGINA 5 DE 5 PAULO: XAMã, 2001;

ARROYO, MIGUEL GONZALEZ. EDUCAçãO DO CAMPO: MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAçãO DOCENTE, BELO HORIZONTE, EDITORA AUTêNTICA, 2010, P.232-250.

BONAMIGO, CARLOS ANTôNIO.PRá MIM FOI UMA ESCOLA...O PRINCíPIO EDUCATIVO DO TRABALHO COOPERATIVO, PASSO FUNDO, EDUPF, 2002, P.85-111.

FRAGA, HILDA JAQUELINE DE et PIASSON, LUíZA ESCOLA MURIALDO: TECENDO REDES EDUCATIVAS SOLIDáRIAS DA E NA CIDADE. SECRETARIA DE EDUCAçãO DE GRAVATAí, TEORIAS E FAZERES: CAMINHOS DA EDUCAçãO POPULAR, VOL.11, SéRIE: EDUCAçãO INCLUSIVA, 2006, P.77-92;

FERREIRA, NAURA SYRIA CARAPETO. REPENSANDO E RESSIGNIFICANDO A GESTãO DEMOCRáTICA DA EDUCAçãO NA CULTURA GLOBALIZADA, REVISTA EDUCAçãO E SOCIEDADE, CAMPINAS/SP, VOL.25, N 89, 2004, P.1227-1249,

FREIRE, P. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 8. ED. RIO DE JANEIRO. PAZ E TERRA. 1980;

GADOTTI; MOACIR. A EDUCAçãO FORMAL, NãO-FORMAL E A INFORMAL. MARTINS FONTES, 2005.

KUENZER, ACáCIA ZENEIDA. PEDAGOGIA DA FáBRICA: AS RELAçõES DE PRODUçãO E A EDUCAçãO DO

TRABALHADOR. 6ª. ED. PAULO: CORTEZ, 2002;

GOHN, MARIA DA GLóRIA. EDUCAçãO NãO-FORMAL E CULTURA POLíTICA: IMPACTOS SOBRE O

ASSOCIATIVISMO DO TERCEIRO SETOR. SãO PAULO, CORTEZ, 1999;

TORRES, C. A. A POLíTICA DA EDUCAçãO NãO FORMAL NA AMéRICA LATINA. RIO DE JANEIRO, PAZ E

TERRA, 1992;