UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF08-15475
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Marcos históricos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Concepção político-ideológica e pedagógica no contexto das Diretrizes curriculares para esse segmento. Políticas Públicas para EJA no processo da redemocratização. Construção do projeto político pedagógico na perspectiva da EJA. Fundamentação teórica, política e ideológica nas formas, processos e didáticas. Análise crítica das experiências em diferentes programas de EJA no Brasil. Escolarização básica e educação continuadas. Trabalho como principio educativo. Concepção e pensamento pedagógico de Paulo Freire na EJA

OBJETIVO(S):

Conhecer criticamente as Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos (EJA) assim como toda a legislação referente a esse segmento.

Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos desenvolvida no Brasil na contemporaneidade

Conhecer e analisar a Educação de Jovens e Adultos no contexto das políticas públicas nos sistemas educacionais (Federal, Estadual e Municipal) no processo de redemocratização .

Analisar os aspectos sociais, políticos e pedagógicos presentes nas diferentes abordagens sobre a Educação de Jovens e Adultos no país.



BIBLIOGRAFIA:

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BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional. N 9394/96

FáVERO, Osmar. Lições da história: avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições de analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, I.B.; PAIVA J. (orgs.) Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DPetA, 2004.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. SP: Cortez, 1987.

____________Pedagogia do Oprimido. RJ: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e pratica em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1989.

GADOTTI, Moacir. ROMãO, José E. (Orgs) Educação de Jovens e Adultos. Teoria, prática e proposta. SP: Cortez, 2000.

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos ,para quê ? SP: Cortez, 2005.

MOLL, Jaqueline (Org) Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

RIBEIRO, Vera Masagão (Org) Educação de Jovens e Adultos. SP: Mercado Letras, 2001.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. PAIVA, Jane (Orgs) Educação de Jovens e Adultos. RJ: DPetA/SEPE, 2004.

SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos. RJ : DPetA, 2002.

SOUZA, Donaldo B de. FARIA, Lia C. M. de. (Orgs) Desafios da Educação Municipal. RJ: DPetA, 2003.

STELA, Bertholo Piconez. Educação Escolar de Jovens e Adultos. Campinas: Papirus, 2002