UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Economia e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15474
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

ECONOMIA, EDUCAçãO E SOCIEDADE NO BRASIL - (SéCULO XX E OS ANOS INICIAIS DO SéCULO XXI). FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA A PARTIR DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO E AS INFLUêNCIAS NA EDUCAçãO. AS ARTICULAçõES DOS INTERESSES EXTERNOS E INTERNOS EXPRESSOS NOS PROJETOS EDUCACIONAIS DA REALIDADE BRASILEIRA. A TEORIA DO CAPITAL HUMANO: CONCEPçãO, FUNDAMENTOS E CRITICAS. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E A FORMAçãO PARA COMPETêNCIAS: CONCEPçãO, FUNDAMENTOS E CRITICAS. FORMAçãO HUMANA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO.

OBJETIVO(S):

COMPREENDER HISTORICAMENTE AS RELAçõES ENTRE AS TEORIAS ECONôMICAS, A EDUCAçãO NA REALIDADE BRASILEIRA E AS IMPLICAçõES POLíTICAS E IDEOLóGICAS;

DISCUTIR, A PARTIR DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, OS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA POLíTICA BRASILEIRA;

COMPREENDER O CONTEXTO HISTóRICO, POLíTICO E ECONôMICO DO SURGIMENTO DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E DA FORMAçãO POR COMPETêNCIAS;

IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS TEóRICOS E IDEOLóGICOS DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E DA FORMAçãO PARA COMPETêNCIAS;

DISCUTIR A RELAçãO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA CAPITALISTA BRASILEIRA E OS SEUS IMPACTOS NA EDUCAçãO;



BIBLIOGRAFIA:

BIELSCHOWSKY, RICARDO. PENSAMENTO ECONôMICO BRASILEIRO. RJ. EDITORA CONTRAPONTO. 2004, 5Q. EDIçãO;

BOTTOMORE, TOM. DICIONáRIO DO PENSAMENTO MARXISTA. RJ. JORGE ZAHAR EDITOR. 1988;

BRANDãO, RAFAEL VAZ DA MOTTA et OUTROS (ORGANIZADORES). POLíTICA ECONôMICA NOS ANOS DE CHUMBO. RJ. CONSEQUENCIA EDITORA. 2018;

BRAVERMAN, HARRY. TRABALHO E CAPITAL MONOPOLISTA. RJ. LTC EDITORA. 1987. 3ª. EDIçãO;

DAWBOR, LADISLAU. A FORMAçãO DO TERCEIRO MUNDO. SP. EDITORA BRASILIENSE. 1995;

FURTADO, CELSO. CARACTERíSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DEPENDENTE. IN. UM PROJETO PARA O BRASIL. RJ. EDITORA SAGA. 1969. P. 20-26;

MéSZAROS, ISTVAN. EDUCAçãO PARA ALéM DO CAPITAL. SP. BOITEMPO EDITORA. 2015;

PIKETTY, THOMAS. A ECONOMIA A DESIGUALDADE DAS RENDAS DE TRABALHO. IN. A ECONOMIA DA DESIGUALDADE. RJ. EDITORA INTRíNSECA. 2014. P. 20-26;

THOMPSON, E. P. A MISéRIA DA TEORIA. RJ. ZAHAR EDITORES. 1981;

PRADO JR, CAIO. O SENTIDO DA COLONIZAçãO. IN. FORMAçãO DO BRASIL CONTEMPORâNEO. RJ. EDITORA BRASILIENSE. 1922. 22ª. EDIçãO. P. 19-32;

FERNANDES, FLORESTAN. REVOLUçãO BURGUESA E CAPITALISMO DEPENDENTE. IN. A REVOLUçãO BURGUESA NO BRASIL. SP. EDITORA GLOBO. 2005. P. 237-259;

SANTOS, LINCOLN DE ARAúJO. O CAMINHO DA RAZãO E DA ESPERANçA: O PENSAMENTO SOCIAL DE CELSO FURTADO - DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E EDUCAçãO NO BRASIL. EDUCAçãO EM REVISTA, MARíLIA, V.18, N.1, P.73-92, JAN.-JUN., 2017;

SAVIANI, DERMEVAL. TRABALHO E EDUCAçãO: FUNDAMENTOS ONTOLóGICOS E HISTóRICOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAçãO V. 12 N. 34 JAN./ABR. 2007;

SCHULTZ, T. O VALOR ECONOMICO DA EDUCAçãO. RJ. ZAHAR EDITORA. 1962;

PAIVA, VANILDA. SOBRE O CONCEITO DE CAPITAL HUMANO. IN. CADERNOS DE PESQUISA. N. 113, P. 185-191; JULHO 2001;

POCHMANN, MARCIO. ESTADO E CAPITALISMO NO BRASIL: A INFLEXãO ATUAL NO PADRãO DAS POLíTICAS PúBLICAS DO CICLO POLíTICO DA NOVA REPúBLICA. EDUC. SOC. VOL.38 NO.139 CAMPINAS ABR./JUN. 2017.