UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Economia e Educação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15474
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

COMPREENDER HISTORICAMENTE AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS ECONÔMICAS, A EDUCAÇÃO NA REALIDADE BRASILEIRA E AS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E IDEOLÓGICAS;
DISCUTIR, A PARTIR DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, OS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA POLÍTICA BRASILEIRA;
COMPREENDER O CONTEXTO HISTÓRICO, POLÍTICO E ECONÔMICO DO SURGIMENTO DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E DA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS;
IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E IDEOLÓGICOS DA TEORIA DO CAPITAL HUMANO E DA FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIAS;
DISCUTIR A RELAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA ECONOMIA CAPITALISTA BRASILEIRA E OS SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO;

EMENTA:

ECONOMIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL - (SÉCULO XX E OS ANOS INICIAIS DO SÉCULO XXI). FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA A PARTIR DO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO E AS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. AS ARTICULAÇÕES DOS INTERESSES EXTERNOS E INTERNOS EXPRESSOS NOS PROJETOS EDUCACIONAIS DA REALIDADE BRASILEIRA. A TEORIA DO CAPITAL HUMANO: CONCEPÇÃO, FUNDAMENTOS E CRITICAS. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIAS: CONCEPÇÃO, FUNDAMENTOS E CRITICAS. FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO.


BIBLIOGRAFIA:

BIELSCHOWSKY, RICARDO. PENSAMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO. RJ. EDITORA CONTRAPONTO. 2004, 5Q. EDIÇÃO;
BOTTOMORE, TOM. DICIONÁRIO DO PENSAMENTO MARXISTA. RJ. JORGE ZAHAR EDITOR. 1988;
BRANDÃO, RAFAEL VAZ DA MOTTA & OUTROS (ORGANIZADORES). POLÍTICA ECONÔMICA NOS ANOS DE CHUMBO. RJ. CONSEQUENCIA EDITORA. 2018;
BRAVERMAN, HARRY. TRABALHO E CAPITAL MONOPOLISTA. RJ. LTC EDITORA. 1987. 3ª. EDIÇÃO;
DAWBOR, LADISLAU. A FORMAÇÃO DO TERCEIRO MUNDO. SP. EDITORA BRASILIENSE. 1995;
FURTADO, CELSO. CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DEPENDENTE. IN. UM PROJETO PARA O BRASIL. RJ. EDITORA SAGA. 1969. P. 20-26;
MÉSZAROS, ISTVAN. EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL. SP. BOITEMPO EDITORA. 2015;
PIKETTY, THOMAS. A ECONOMIA A DESIGUALDADE DAS RENDAS DE TRABALHO. IN. A ECONOMIA DA DESIGUALDADE. RJ. EDITORA INTRÍNSECA. 2014. P. 20-26;
THOMPSON, E. P. A MISÉRIA DA TEORIA. RJ. ZAHAR EDITORES. 1981;
PRADO JR, CAIO. O SENTIDO DA COLONIZAÇÃO. IN. FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO. RJ. EDITORA BRASILIENSE. 1922. 22ª. EDIÇÃO. P. 19-32;
FERNANDES, FLORESTAN. REVOLUÇÃO BURGUESA E CAPITALISMO DEPENDENTE. IN. A REVOLUÇÃO BURGUESA NO BRASIL. SP. EDITORA GLOBO. 2005. P. 237-259;
SANTOS, LINCOLN DE ARAÚJO. O CAMINHO DA RAZÃO E DA ESPERANÇA: O PENSAMENTO SOCIAL DE CELSO FURTADO - DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL. EDUCAÇÃO EM REVISTA, MARÍLIA, V.18, N.1, P.73-92, JAN.-JUN., 2017;
SAVIANI, DERMEVAL. TRABALHO E EDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E HISTÓRICOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO V. 12 N. 34 JAN./ABR. 2007;
SCHULTZ, T. O VALOR ECONOMICO DA EDUCAÇÃO. RJ. ZAHAR EDITORA. 1962;
PAIVA, VANILDA. SOBRE O CONCEITO DE CAPITAL HUMANO. IN. CADERNOS DE PESQUISA. N. 113, P. 185-191; JULHO 2001;
POCHMANN, MARCIO. ESTADO E CAPITALISMO NO BRASIL: A INFLEXÃO ATUAL NO PADRÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO CICLO POLÍTICO DA NOVA REPÚBLICA. EDUC. SOC. VOL.38 NO.139 CAMPINAS ABR./JUN. 2017.