UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Tóp Esp - As Concepções Educacionais nos Documentos e Relatórios Internacionais
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15473
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

COMPREENDER O CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DOS ANOS DE 1990.
- INVENTARIAR AS DIVERSAS CONFERÊNCIAS, REUNIÕES E DOCUMENTOS INTERNACIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E JUVENTUDE.
- APREENDER AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS NOS DOCUMENTOS (RELATÓRIOS, RECOMENDAÇÕES E PLANOS DE AÇÃO, DENTRE OUTROS) DESTAS CONFERÊNCIAS E REUNIÕES INTERNACIONAIS.
- IDENTIFICAR E ANALISAR OS DESDOBRAMENTOS DOS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS NA POLÍTICA EDUCACIONAL E NA ESCOLA NO BRASIL.

EMENTA:

O CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DOS ANOS DE 1990: O PAPEL DAS AGENCIAS E DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS. OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A EDUCAÇÃO: HISTÓRICO E ATUALIDADES. AS CONFERÊNCIAS E SEUS RELATÓRIOS INTERNACIONAIS E DOCUMENTOS COM DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO. A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL E OS DESDOBRAMENTOS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS.


BIBLIOGRAFIA:

BARÃO, G. O. D. CONFERENCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. UM NOVO CONSENSO PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. DISSERTAÇÃO MESTRADO, UERJ, 1999.
DELORS, J. ET ALII. EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR. RELATÓRIO PARA A UNESCO DA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI. SP: CORTEZ/UNESCO/MEC, 2006.
EVANGELISTA, O. (ORG.) O QUE REVELAM OS SLOGANS NA POLITICA. CNPQ, 2013 (VERSÃO NO PRELO)
EVANGELISTA, O. ET ALL. EDUCAÇÃO PARA ALÍVIO DA POBREZA: NOVO TÓPICO NA AGENDA GLOBAL. REVISTA DE EDUCAÇÃO. PUC-CAMPINAS, N.20, P.4354, JNHO 2006. DISPONÍVEL EM: HTTP://PERIODICOS.PUC-CAMPINAS.EDU.BR/SEER/INDEX.PHP/REVEDUCACAO/ARTICLE/VIEW/220
FONSECA, M. A EXPERIÊNCIA DE COOPERAÇÃO ENTRE O BRASIL E O BANCO MUNDIAL REDEFININDO O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DO PROFESSOR. LINHAS CRÍTICAS, BRASÍLIA, V.7, JUN.,2001. HTTP://PERIODICOS.UNB.BR/INDEX.PHP/LINHASCRITICAS/ARTICLE/VIEW/6643/5360
FONSECA,M. O BANCO MUNDIAL COMO REFERENCIA PARA JUSTIÇA SOCIAL NO TERCEIRO MUNDO: EVIDÊNCIA DO CASO BRASILEIRO. VER. FAC. EDUC., VOL.24, N.1, SP, JUN.JUL., 1998.DISPONÍVEL: HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXT&PID=S0102-25551998000100004.
HADDAD ET AL. O BANCO MUNDIAL E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, EDITORA CORTEZ, SÃO PAULO, 2007.
HOBSBAWN, E. A ERA DOS EXTREMOS: O BREVE SÉCULO XX (1914-1991). SÃO PAULO: CIA DAS LETRAS, 1995.
PNUD, UNESCO, UNICEF E BANCO MUNDIAL.DECLARAÇÃO MULDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS. IN: CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, 1990, JOMTIEN. DOCUMENTO APROVADO NA CONFERÊNCIA. NOVA YORK, 1990. 11 P. EM ABERTO. BRASÍLIA: INEP, ANO 13, N. 59, 1993.
PRONKO, MARCELA ALEJANDRA; PEREIRA, J. M. M. (ORG.) . A DEMOLIÇÃO DE DIREITOS: UM EXAME DAS POLÍTICAS DO BANCO MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO E A SAÚDE (1980-2013). 1. ED. RIO DE JANEIRO: EPSJV, 2014. V. 1. 325P .
SANFELICE, I.L. ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS. IN: LOMBARDI, J.C.(ORG.) TEMAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. CAMPINAS, SP:AUTORES ASSOCIADOS, 2003.