UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GESTAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINA: Tóp Esp - As Concepções Educacionais nos Documentos e Relatórios Internacion
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF08-15473
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

O CONTEXTO HISTóRICO A PARTIR DOS ANOS DE 1990: O PAPEL DAS AGENCIAS E DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS. OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A EDUCAçãO: HISTóRICO E ATUALIDADES. AS CONFERêNCIAS E SEUS RELATóRIOS INTERNACIONAIS E DOCUMENTOS COM DIRETRIZES PARA A EDUCAçãO. A POLíTICA EDUCACIONAL NO BRASIL E OS DESDOBRAMENTOS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS.

OBJETIVO(S):

COMPREENDER O CONTEXTO HISTóRICO A PARTIR DOS ANOS DE 1990.

- INVENTARIAR AS DIVERSAS CONFERêNCIAS, REUNIõES E DOCUMENTOS INTERNACIONAIS SOBRE EDUCAçãO, INFâNCIA E JUVENTUDE.

- APREENDER AS CONCEPçõES EDUCACIONAIS NOS DOCUMENTOS (RELATóRIOS, RECOMENDAçõES E PLANOS DE AçãO, DENTRE OUTROS) DESTAS CONFERêNCIAS E REUNIõES INTERNACIONAIS.

- IDENTIFICAR E ANALISAR OS DESDOBRAMENTOS DOS DOCUMENTOS INTERNACIONAIS NA POLíTICA EDUCACIONAL E NA ESCOLA NO BRASIL.



BIBLIOGRAFIA:

BARãO, G. O. D. CONFERENCIA MUNDIAL DE EDUCAçãO PARA TODOS. UM NOVO CONSENSO PARA A UNIVERSALIZAçãO DA EDUCAçãO BáSICA. DISSERTAçãO MESTRADO, UERJ, 1999.

DELORS, J. ET ALII. EDUCAçãO UM TESOURO A DESCOBRIR. RELATóRIO PARA A UNESCO DA COMISSãO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAçãO PARA O SéCULO XXI. SP: CORTEZ/UNESCO/MEC, 2006.

EVANGELISTA, O. (ORG.) O QUE REVELAM OS SLOGANS NA POLITICA. CNPQ, 2013 (VERSãO NO PRELO)

EVANGELISTA, O. ET ALL. EDUCAçãO PARA ALíVIO DA POBREZA: NOVO TóPICO NA AGENDA GLOBAL. REVISTA DE EDUCAçãO. PUC-CAMPINAS, N.20, P.4354, JNHO 2006. DISPONíVEL EM: HTTP://PERIODICOS.PUC-CAMPINAS.EDU.BR/SEER/INDEX.PHP/REVEDUCACAO/ARTICLE/VIEW/220

FONSECA, M. A EXPERIêNCIA DE COOPERAçãO ENTRE O BRASIL E O BANCO MUNDIAL REDEFININDO O PAPEL DA EDUCAçãO E DO PROFESSOR. LINHAS CRíTICAS, BRASíLIA, V.7, JUN.,2001. HTTP://PERIODICOS.UNB.BR/INDEX.PHP/LINHASCRITICAS/ARTICLE/VIEW/6643/5360

FONSECA,M. O BANCO MUNDIAL COMO REFERENCIA PARA JUSTIçA SOCIAL NO TERCEIRO MUNDO: EVIDêNCIA DO CASO BRASILEIRO. VER. FAC. EDUC., VOL.24, N.1, SP, JUN.JUL., 1998.DISPONíVEL: HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXTetPID=S0102-25551998000100004.

HADDAD ET AL. O BANCO MUNDIAL E AS POLíTICAS EDUCACIONAIS, EDITORA CORTEZ, SãO PAULO, 2007.

HOBSBAWN, E. A ERA DOS EXTREMOS: O BREVE SéCULO XX (1914-1991). SãO PAULO: CIA DAS LETRAS, 1995.

PNUD, UNESCO, UNICEF E BANCO MUNDIAL.DECLARAçãO MULDIAL DE EDUCAçãO PARA TODOS. IN: CONFERêNCIA MUNDIAL DE EDUCAçãO PARA TODOS, 1990, JOMTIEN. DOCUMENTO APROVADO NA CONFERêNCIA. NOVA YORK, 1990. 11 P. EM ABERTO. BRASíLIA: INEP, ANO 13, N. 59, 1993.

PRONKO, MARCELA ALEJANDRA; PEREIRA, J. M. M. (ORG.) . A DEMOLIçãO DE DIREITOS: UM EXAME DAS POLíTICAS DO BANCO MUNDIAL PARA A EDUCAçãO E A SAúDE (1980-2013). 1. ED. RIO DE JANEIRO: EPSJV, 2014. V. 1. 325P .

SANFELICE, I.L. ESTADO E POLíTICAS EDUCACIONAIS. IN: LOMBARDI, J.C.(ORG.) TEMAS DE PESQUISA EM EDUCAçãO. CAMPINAS, SP:AUTORES ASSOCIADOS, 2003.