UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Relações Étnico-Raciais e Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15469
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Identificar os fenômenos sociais que pertencem ao campo de investigação das relações étnico-raciais, apresentando elementos que permitam compreender o processo histórico de construção e consolidação da temática das questões étnico-raciais na educação brasileira. Acompanhar os debates contemporâneos concernentes ao campo, implementação das políticas e os diálogos sobre interseccionalidade e transversalidade.
EMENTA:

A disciplina pretende discutir a implementação das políticas para educação das relações étnico-raciais. O campo de investigação científica Relações étnico-raciais e Educação contemporânea. Oferecer subsídios para aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatórios o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira e africana, e a história e as culturas dos povos indígenas no currículo da educação básica brasileira. Fomentar os diálogos sobre interseccionalidade e transversalidade. Refletir como as Leis dialogam com os campos das artes visuais, do audiovisual, cinema, literatura e a constituição de ferramentas para a formação dos educadores e seus discentes.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Conselho Nacional de Educação, MEC, 2004.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. DF: MEC, 2012.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena. DF: MEC, 2012.
COLLET, C.; PALADINO, M. & RUSSO, K. Quebrando preconceitos - Subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: LACED & Contra Capa, 2013.
DAVIS, A. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018.
DAVIS, A. Mulheres, Cultura e Política. São Paulo: Editora Boitempo, 2017.
DAVIS, A. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
GILROY, P. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34.
GONÇALVES, L. A O.; SILVA. P. G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos, Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
HALL, S. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Apicuri & Editora PUC-Rio, 2016.
HALL, S. Da Diáspora - Identidades e Mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG & Brasília: UNESCO, 2003.
HANCHARD, M. G. Orfeu e o Poder - Movimento Negro no Rio e São Paulo (1948-1988). Rio de Janeiro: EdUerj, 2001.
HENRIQUES. R. Raça & Gênero nos Sistemas de Ensino: os limites das políticas universalistas na educação, Brasília: UNESCO, 2002.
LOPES, N. O racismo: explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. 2ª ed. revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos
NASCIMENTO, Abdias. O negro revoltado. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Editora Letramento, 2017.
SCHWARCS, L.K.M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário - Cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SILVA JR. H. Discriminação Racial nas Escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasília: UNESCO, 2002.
SILVA, A. da C. e. A África: explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
SOVIK, L. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2010.
WARE, V. (Org.) Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Trad. Vera Ribeiro: Rio de Janeiro: Garamond, 2004.