UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Pesquisa Visual
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FEBF07-15467
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

OBJETIVO(S):

Formação teórico/prática nos modos contemporâneos de pesquisa em ciências humanas que utilizam a imagem (com ênfase na imagem em movimento) como metodologia, objeto de análise e meio de divulgação científica.
EMENTA:

Modos contemporâneos e históricos do uso de imagens em pesquisa e comunicação científica. Imagens e novos modos de conhecimento. Quadro conceitual da pesquisa visual. Pesquisa visual e cultura material. Produção de dados visuais. O vídeo como meio de coleta de dados, registro de campo e como meio de comunicação da pesquisa. A abordagem participatória. Filmes etnográficos. Autoetnografia com diários fotográficos e fílmicos. Foto-elicitação. Desenhos produzidos pelo grupo pesquisado (subject generated imagery). Imagens de imprensa e retórica visual. Pesquisa visual histórica. Iconografia e iconologia. Documentário científico; filme etnográfico, cinema observacional, etnoficção. Para além do filme: hipermídia e outros caminhos presentes/futuros. SIG. Multimodalidade e pesquisa multimodal. Abordagens multisensoriais para a pesquisa visual. Mídias Interativas. Práticas do olhar. Disseminando a pesquisa visual. Questões éticas e aspectos legais do uso de imagens. A importância das imagens para uma ciência pública. Análise de casos, entrevistas com realizadores, aspectos técnicos e artísticos da produção de documentário, atividades práticas.


BIBLIOGRAFIA:

AUMONT, J. A Imagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia. 2009.
BAL, M. e SMITH, G. Analysing Visual Data. Thousand Oaks: Sage Publications. 1992.
BANKS, M. Visual Methods in Social Research. Londres: Sage Publications. 2001.
BRESCHAND, Jean. El Documental - La Otra Cara Del Cine. Puntos de vista multiples y comprometidos sobre El mundo. Los Pequeños Cuadernos de "Cashiers Du Cinema", n. 3. Barcelona: Paidós. 2004.
CAMPOS, Ricardo. Imagem e tecnologias visuais em pesquisa social: tendências e desafios. Análise Social, vol. XLVI (199), 2011, 237-259.
CERVONI, A. Um Confronto Histórico Entre Jean Rouch E Ousmane Semène Em 1965: "Vocês Nos Olham Como Se Fôssemos Insetos", in: Busch, A.; Annas, M. Ousmane Sembéne- interviews. University Press of Mississipi. 2008.
DAVOS, Rafael. Paisagens da narrativa oral: a descoberta da imagem. Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro, v.23, no. 2, p.31-47.
HOOKS, Bell. Art on My Mind: Visual Politics. The New Press. 1995.
LINHART, Ana Maria Galano Mochcovitch. Iniciação à Pesquisa com Imagens. In: Feldman - Bianco, Bela e Moreira Leite, Mirian; São Paulo: Papirus.
LOPES, Denilson. et al. (Orgs.) Imagem e Diversidade Sexual - estudos da homocultura. São Paulo: Nojosa Edições, 2004,
MACDOUGALL, David. Transcultural Cinema. New Jearsey: Princeton University Press. 1998.
MARGOLIS, Eric. PAUWELS. The Sage Handbook on visual research methods. London: The Sage Publisher. 2011.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus. 2008.
PEIXOTO, Clarice Ehlers. Os Bastidores Do Filme Etnográfico. Antropologia & Imagem Vol 2 - Rio De Janeiro: Garamond. 2011
____________. Caleidoscópio de Imagens: o uso do vídeo e sua contribuição à análise das relações sociais. In: Feldman-Bianco, Bela; Moreira Leite Miriam(orgs.). Desafios da Imagem. São Paulo: Papirus, 2001.
PINK, Sarah. Advances in Visual Methodology. London: The Sage Publisher. 2011.
ROUCH, Jean. Cine-ethnography. Minneapolis: University of Minnesota Press. 2003.
TRINH, T . Minh-ha . F r a m e r f r a m e d. N e w Y o r k : R o u t l e d g e , 1 9 9 2 .

Filmografia:
La Noire de.... Ousmane Sembéne.1966. Senegal/França.
Moolaadé. 2004. Ousmane Sembéne.1966. Senegal/França.
Afrique sur Seine. 1957. Mamadou Vieyra. França Senegal.
The witches of Gambaga. 2010. Yaba Badoe. Gana/Reino Unido.
Nanook of the North. Robert FLAHERTY. 1922. EUA/França.
Homem com a câmera ((Chelovek s kinoapparatom). Dziga VERTOV. 1929. União Soviética.
Man of Aran. Robert FLAHERTY . 1934. Inglaterra.
Drifters. John GRIESON. 1929. EUA.
Initiation à la danse dês possédés. Jean ROUCH. 1949. França.
Lês Maîtres fous. Jean ROUCH 1955. França.
Chronique d'un été. Jean ROUCH; Edgard MORIN, Edgard 1961. França.
Jaguar. Jean ROUCH 1967. França
Moi, un noir. Jean ROUCH 1958. França
Le Fond de Lair est rouge. Chris MARKER. 1977. França
Le Joli mai. Chris MARKER e Pierre LHOMME. 1962. França.
Daguerréotypes. Agnes VARDA. 1975. França.
Primary. Richard LEAKOCK. 1960. EUA.
Shoah. Claude LANZMANN. 1985. França.
Marseille contre Marseille. Jean-Loui COMOLLI. 1996. França.
Douro, Faina Fluvial. . Manuel OLIVEIRA. 1929. Portugal.
À Propôs de Nice. Jean VIGO; Boris KAUFMAN. 1930. França.
O Quarto de Vanda. Pedro COSTA. 2000. Portugal.
Juventude em Marcha. Pedro COSTA. 2006. Portugal.
Ten. Abbas KIAROSTAMI. 2002. Irã/França/EUA.
Photo Wallahs: An encounter with photography and local Indian photographers in Mussoorie, a hill station in the foothills of the Himalayas. David MACDOUGALL. 1988/1991.
Tempus de Baristas (Time of the Barmen: A portrait of three mountain shepherds of Sardinia. David MACDOUGALL 1992/1993. EUA.
Doon School Chronicles: An intimate study of India's most prestigious boys' boarding school, which since
Domestica. Gabriel MASCARO. 2012. Brasil.
33. Kiko Goifman. 2002. Brasil.
Santo Forte. Eduardo COUTINHO. 1999. Brasil.
Boca de Lixo. Eduardo Coutinho.1992. Brasil
Edifício Máster. Eduardo COUTINHO. 2002.Brasil.
Passaporte Húngaro. Sandra KOGUT. 2003. França, Bélgica, Brasil.
Vou Rifar Meu Coração. Ana Riefer. 2012. Brasil.
Depois Rola o Mocotó. Jefferson de Oliveira (DON) e Débora HERSZENHUT. 2009. Brasil.
Microfone, Senhora. Rose Satiko HIKIJI. 2003. Brasil.
O Resto é o Dia a Dia. Andrea BARBOSA. 2002. Brasil
Arca dos Zo'é. Dominique GALLOIS. 1993. Brasil.
Armanda. Liliane LEROUX e Rodrigo DUTRA. 2013. Brasil.
O Vento Forte do Levante. Rodrigo DUTRA. 2012. Brasil.
1.9.6.2 - O Ano do Saque. Rodrigo DUTRA. 2013. Brasil.
Habitantes da Rua. Claudia Turra MAGNI. 1996. Brasil.
Em busca do Pequeno Paraíso. Clarisse PEIXOTO. 1993. Brasil/França.