UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Pedagogia em Espaços Não Escolares
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15466
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Aprofundar as discussões sobre as ações e intervenções do Pedagogo em espaços não escolares. Debater as relações entre didática, pedagogia e educação. Fomentar pesquisas na área da educação não escolar. Ampliar discussões e produções no campo da pedagogia não escolar. Salientar os desafios que tangem a relação formação docente, currículo e pedagogo não escolar. Contribuir para reflexões e atuação do pedagogo em espaços não escolares.
EMENTA:

As especificidades do pedagogo e sua inserção em espaços não escolares. Sentidos e significados da educação não escolar. Modalidades de educação: informal, não formal e formal. Didática, planejamento e avaliação na perspectiva não escolarizante. Educação e suas relações pedagógicas e a inserção do pedagogo em espaços não escolares, dialogando com pedagogos inseridos em instituições não escolares.


BIBLIOGRAFIA:

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 9 ed. Sâo Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
_______________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
___________. Educação não-formal e o educador social. São Paulo: Cortez, 2010.
GABRIEL, Carmen Teresa (2014). Didática, Currículo, Docência: articulações em torno do significante conhecimento escolar. In: CRUZ, Giseli Barreto da; OLIVEIRA Ana Teresa de Carvalho Correa de; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; NOGUEIRA, Monique Andries. (Org.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet /FAPERJ, 2014, v. , p. 171- 196.
LIBÂNEO. José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 10ª ed. São Paulo. Cortez editora, 2008.
PARK; Marareth. Educação Não-Formal: Contextos, percursos e sujeitos. Editora Setembro, 2009.
GADOTTI; Moacir. A Educação Formal, Não-formal e a Informal. Martins Fontes, 2005.