UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: O Cinema Como Arte na Escola II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-15465
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Fornecer subsídios teóricos e práticos avançados para uma abordagem do cinema como arte (centrada no ato de criação) na escola. Conhecer e dabater filmografias de distintos estilos e origens. Ampliar o acervo fílmico e metodologias que o professor possa utilizar em sala de aula; Instrumentalizar o professor para que possa realizar produções audiovisuais de maior qualidade.
EMENTA:

Cinema brasileiro. Cinema latino-americano. Cinema africano e diaspórico. Filmes de exílio. Documentários, ficções, filmes experimentais, filmes de arquivo, filmes epistolares etc. Interseções entre cinema e arte.


BIBLIOGRAFIA:

BAKARI, Imruh. CHAM, Mbye. African Experiences of Cinema. Londres: British Film Institute. 1996.
CABO, Ricardo M. Cem mil cigarros, os filmes de Pedro Costa. Lisboa: Orfeu Negro. 2009.
COSTA, Pedro. Casa de Lava - Caderno. Alemanhã: Pierr Von Kleist Editions. 2013.
DEREN, Maya. Essential Deren. Nova Iorque: Mc Phearson & Co. 2005.
LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Zahar. 2004.
MURARI, Lucas. SOMBRA, Rodrigo (orgs). O Cinema de John Akomfrah - Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC. 2017.
NAFICY. Hamid. An Accented Cinema - Exilic and Diasporic Filmmaking. New Jersey: Princeton University Press.
NICHOLS, Bill.. São Paulo. Papirus. 2001.
SALLES GOMES, Paulo Emílio. O Cinema no Século. São Paulo: Companhia das Letras. 2016
_______. Uma situação colonial? São Paulo: Companhia das Letras. 2016.
SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify. 2006.
TEIXEIRA, Francisco. Cinemas não narrativos. São Paulo: Almeida editorial. 2012.
UKADIKE. Nwachukwu Frank. Questioning African Cinema. Minnesota: University of Minnesota press. 2002.