UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Jogos Dramáticos e Jogos Teatrais no Espaço Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15462
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar e desenvolver a noção de jogo. Apresentar as metodologias propostas por Jean Pierre Ryngaert, Peter SladeeViola Spolin.Contextualizar a noção de jogo nas diferentes abordagens e suas possibilidades no Espaço Escolar. Propor uma perspectiva histórica acerca do alcance dessas concepções no Brasil.Oferecer a experiência prática em jogos e na improvisação teatrais aliada à análise crítica sobre as atividades experienciadas.
EMENTA:

Desenvolvimento da noção de jogo e da capacidade de jogar a partir das abordagens de Jean-Pierre Ryngaert, Peter Slade e Viola Spolin, assim como sua aplicação no Espaço Escolar.Antropologia e sociologia do jogo. Jogo: princípios, procedimentos e capacidade de jogar. Metodologias e práticas de jogos improvisacionais Jean Pierre Ryngaert,Peter Slade e Viola Spolin. O papel do jogo no domínio da linguagem teatral e na correlação entre processo e produto. Perspectiva histórica do alcance de cada uma dessas concepções no Brasil.


BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. São Paulo: Civilização Brasileira, 2005.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1996.
KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984
RYNGAERT, Jean-Pierre. O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha, 1981.
__________________. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: o livro do professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.
___________. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.