UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Gêneros do Discurso e Práticas Pedagógicas: O Texto na Sala de Aula
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15461
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Refletir sobre diferentes concepções de linguagem, em relação aos conceitos de gêneros do discurso, gêneros textuais e texto; Analisar textos produzidos por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as posições enunciativas assumidas na dinâmica da alternância dos sujeitos do discurso, e relações dialógicas estabelecidas no espaçotempo de sala de aula; Delinear diretrizes para o trabalho com o texto na sala de aula.
EMENTA:

Concepções de linguagem, com ênfase na perspectiva do Círculo de Bakhtin; Gêneros do discurso, gêneros textuais e texto; Perspectivas metodológicas para o trabalho com o texto na escola.


BIBLIOGRAFIA:

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
______. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
GERALDI, João Wanderley. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, [1984] 2003.
______. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João editores, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008;
PAJEÚ, H.; MUSSARELLI, F. Feitios metodológicos d'Os Gêneros do Discurso. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGe - UFSCar. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012.
SANTOS, Andréa P. Linguagem, gêneros do discurso e práticas pedagógicas: a organização dos textos escritos de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. In: MENDES, Luciana S., SOUZA, Nadja P. de; SILVA, Silmara C. D. da. (Org.). Anais do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística: pesquisa linguística e compromisso político. 1ªed. Niterói: ABRALIN, 2017, v. 4, p. 1946-1955.