UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15459
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Especificidades da Educação de Jovens e Adultos no contexto social brasileiro. Abordagens teórico-metodológicas e as didáticas que se entrecruzam na relação educador/educandos. Processos de alfabetização e metodologia para EJA. Políticas públicas para EJA. Construção do projeto político pedagógico na perspectiva da EJA. Formas, processos e didáticas na para EJA.

OBJETIVO(S):

Debater os processos de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Aprofundar as pesquisas no campo da EJA. Refletir sobre as didáticas que fundamentam a atuação do professor na EJA. Analisar a organização social e política do percurso da EJA no Brasil. Conhecer as políticas públicas que orientam a Alfabetização de Jovens e Adultos no contexto brasileiro. Compreender as dimensões sociais, culturais e políticas que condicionam e orientam as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos.

BIBLIOGRAFIA:

BRANDãO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 9 ed. Sâo Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2005.

COSTA, Renato Pontes; CALHAU, Socorro. ... e uma EDUCAçãO pro povo, tem? Rio de Janeiro: Caetés, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

_______________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

MAGLAIVE, G. Ensinar adultos. Portugal: Porto Editora, 1995.

SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DPetA, 2002.