UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação Ambiental
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15458
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender a temática ambiental no contexto da sustentabilidade.
Discutir práticas educativas ambientais no cotidiano escolar.
Compreender a Educação Ambiental como um ato político implicado na relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.

EMENTA:

Educação Ambiental: princípios éticos e filosóficos na relação sociedade/natureza. Reflexão sobre os problemas ambientais da atualidade. O confronto entre cultura e natureza e o surgimento da questão ambiental. A educação ambiental e formação da cidadania. Conscientização sobre o papel do homem e da educação na preservação e restauração ambiental.


BIBLIOGRAFIA:

BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001.
BRANCO, Sandra. Meio Ambiente e Educação Ambiental na Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
CASCINO, Fabio. Educação ambiental. Princípios, história, formação de professores. 4 ed., São Paulo: SENAC, 2007.
GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1999.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 2001.
MEDINA Nana Mininni; SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma Metodologia Participativa de Formação. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
TALAMONI, Jandira. Educação Ambiental: da Prática Pedagógica à Cidadania. Ed. Escrituras. Ed. 2003.