UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Educação à Distância: Fundamentos e Questões Educacionais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15457
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Ensino à distância no Brasil e em outros países: conceitos, princípios básicos, questões educacionais e históricos. Regulamentação do ensino à distância. As modalidades ´a distância´ e ´online´, seus desafios e suas possibilidades. História e evolução. A legislação a partir da LDB. Políticas de educação não presencial no Brasil. Docência e aprendizagem em EAD. Avaliação da aprendizagem. A dinâmica dos ambientes virtuais de aprendizagem em suas ferramentas e interfaces. Desenho didático. Políticas de EAD. A produção de material didático (Creative Commons) para meios analógicos e digitais. Licenças. A gestão de profissionais e equipes interdisciplinares.

OBJETIVO(S):

Conhecer a História, os pressupostos epistemológicos e metodológicos da EAD.

Desenvolver currículos e atos de currículos para o exercício da docência online.

Mapear os saberes docentes para o exercício da docência/discência online.

Construir projetos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem a partir do desenho didático interativo, da utilização de interfaces de comunicação, de conteúdos multimídia, de objetos de aprendizagem, de recursos educacionais abertos e softwares livres.

Refletir sobre as concepções curriculares que perpassam diferentes modelos de desenhos didáticos em cursos online.



BIBLIOGRAFIA:

ALVES, L. Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: ALVES, L.;BARROS, D.; OKADA, A. (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso. Salvador: EDUNEB, 2009.

BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BELLONI, Maria L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a08v2378.pdf. Acesso em 01 de setembro de 2011.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Convergências entre EAD e o ensino presencial na formação de professores. In: DALBEN, ângela [et al.] (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SANTOS, E. Educação online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, M. et al. Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: WAK, 2010.

SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 267-287, 2009.

SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

ZUIN, Antonio A. S. Educação à distância ou educação distante? O programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol.27, n. 96 - Especial, p. 935-954, out. 2006.