UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Direitos Humanos, Educação e Diferenças
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15456
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Destacar o papel estratégico da educação em direitos humanos para a constituição de uma cultura de direitos humanos e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito; enfatizar o papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade justa, eqüitativa e democrática; encorajar o desenvolvimento de ações de educação em direitos humanos na pratica docente e no cotidiano escolar.
EMENTA:

Educação, direitos humanos e formação para a cidadania. História dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Políticas nacionais e internacionais sobre educação em direitos humanos. Movimentos sociais e Direitos Humanos em espaços escolares e não-escolares. Multiculturalismo, interculturalidade e o direito à diferença. Preconceitos, estereótipos e segregação (gênero, raça, etnia, orientação sexual, religião, pessoas com deficiência, dentre outros). Políticas curriculares, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos. Violência escolar: a violência na escola e a violência da escola.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, José Augusto Lindgren. Os Direitos Humanos como Tema Global. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ANDRADE, Marcelo. É a educação um direito humano? Em busca de razões suficientes para se justificar o direito de formar-se como humano. Revista de Educação, v. 36, p. 21-27; Rio Grande do Sul: PUC-RS, 2013.
CANDAU, Vera Maria; ANDRADE, Marcelo; SACAVINO, Susana et alli.Educação em direitos humanos e formação de professores/as. São Paulo: Cortez, 2013.
CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (org.). Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas; Rio de Janeiro: DP&Alli, 2008.
CANDAU, Vera Maria; SACAVINO, Susana (org.). Educar em direitos humanos: construir democracia; Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
CANDAU,VM (Org.) Escola e Violência. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
CANDAU,VM (Org.) Tecendo a Cidadania. Petrópolis:Vozes, 1996.
CANDAU,VM (Org.) Oficinas pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 1999
FERREIRA, Lúcia Guerra; ZENAIDE, Maria Nazaré; DIAS, Adelaide Alves (org.). Direitos humanos na educação superior: subsídios para a educação em direitos humanos na pedagogia. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2010.
GONÇALVES,M.A. Formação da Cidadania: proposta educacional. São Paulo, Paulus, 1994
HADDAD, Sérgio e GRACIANO,Mariana (Orgs.). A Educação entre os Direitos Humanos. Campinas, S.P: Autores Associados, 2006.
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SACAVINO,S. Sou Criança: tenho direitos. Petrópolis, Vozes, 1998
TRINDADE, José Damião de Lima. História social dos direitos humanos. Editora Peirópolis, 2002.
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