UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Currículo e Didática: Questões Contemporâneas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF07-15455
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Aprofundar as discussões sobre currículo e didática, à luz de temas contemporâneos, como identidade e diferença, interculturalidade, questões raciais e de gênero, conhecimento escolar e discurso pedagógico, cultura, política, prática e cotidiano, dentre outros. O objetivo é discutir os temas pedagógicos a partir da didática e do currículo, a fim de que possamos articular as reflexões dos dois importantes campos para pensarmos questões importantes para o ensino-aprendizagem.
EMENTA:

EMENTA:
Tendências investigativas atuais nos campos do currículo e da didática; relações entre didática, currículo, formação e trabalho docente; sujeitos e conhecimentos escolares a partir das reflexões sobre currículo e didática.




BIBLIOGRAFIA:

CANEN, A.; MOREIRA, A.F.B. (Orgs.). Ênfases e Omissões no Currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.
LIBÂNEO, J.C.; ALVES, N. (Orgs). Temas da Pedagogia: Diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
LOPES, A.C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
________ . Currículo: Debates Contemporâneos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
OLIVEIRA, M.R.N.S.; PACHECO, J.A. (Orgs.). Currículo, Didática e Formação de Professores. 1 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
SILVA, T.T. da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias do Currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.