UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Corpos, Gêneros e Sexualidades na Escola
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15454
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Gêneros e sexualidades como construções histórico-sociais e suas relações com os cotidianos escolares. A corporeidade como experiência de gênero na escola. Subversões corporais e Teoria Queer. Atos corporais subversivos na escola: masculinidades, feminilidades, lesbiandades, homossexualidades, transexualidades. Desigualdades de gênero na escola. Violência de gênero e discriminação na escola.

OBJETIVO(S):

Compreender as múltiplas relações estabelecidas entre os contextos histórico, social e cultural na constituição dos gêneros, das corporalidades e sexualidades no espaço escolar, pensando perspectivas teórico-metodológicas para as ações docentes.

Conhecer e reconhecer as corporalidades como vivências e experiências de diversas manifestações de gênero e de sexualidades no espaço escolar;

Compreender e reconhecer as corporalidades dissidentes das normas padrões como liberdade de expressão e do exercício da cidadania;

Identificar formas múltiplas de exercício das masculinidades, feminilidades, lesbiandades, homossexualidades e transexualidades nos saberesfazeres cotidianos da escola;

Identificar práticas de discriminação e violência de gênero na escola para combatê-las a partir de pensaresfazeres docentes, da gestão da escola e da comunidade escolar.



BIBLIOGRAFIA:

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