UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Corpos, Gêneros e Sexualidades na Escola
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15454
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender as múltiplas relações estabelecidas entre os contextos histórico, social e cultural na constituição dos gêneros, das corporalidades e sexualidades no espaço escolar, pensando perspectivas teórico-metodológicas para as ações docentes.
Conhecer e reconhecer as corporalidades como vivências e experiências de diversas manifestações de gênero e de sexualidades no espaço escolar;
Compreender e reconhecer as corporalidades dissidentes das normas padrões como liberdade de expressão e do exercício da cidadania;
Identificar formas múltiplas de exercício das masculinidades, feminilidades, lesbiandades, homossexualidades e transexualidades nos saberesfazeres cotidianos da escola;
Identificar práticas de discriminação e violência de gênero na escola para combatê-las a partir de pensaresfazeres docentes, da gestão da escola e da comunidade escolar.

EMENTA:

Gêneros e sexualidades como construções histórico-sociais e suas relações com os cotidianos escolares. A corporeidade como experiência de gênero na escola. Subversões corporais e Teoria Queer. Atos corporais subversivos na escola: masculinidades, feminilidades, lesbiandades, homossexualidades, transexualidades. Desigualdades de gênero na escola. Violência de gênero e discriminação na escola.


BIBLIOGRAFIA:

AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. 1. Ed., Trad. Selvino J. Assman, São Paulo: Boitempo, 2017.
ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Revista Estudos Feministas. v..9 n.2. Florianópolis, 2001.
ANDRADE, Luma. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. 1. Ed., Metanoia: Rio de Janeiro, 2016.
BENTO, Berenice. O que é transexualidade? Ed. Brasiliense: São Paulo, 2017.
____. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Garamond: Rio de Janeiro, 2006.
BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. 1. Ed.,Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2015.
JUNQUEIRA, Rogério D. (Org.) Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, SECADI, UNESCO, 2009.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e Educação. Revista Estudos Feministas, V. 9, nº 2, Florianópolis, 2001.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. Ed., Belo Horizonte: Autentica, 2015.
LIONÇO, Tatiana. DINIZ, Debora (Orgs.) Homofobia & educação: um desafio ao silêncio. Brasília, DF: Letras Livres/ Ed. UnB, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
____. O corpo educado. Pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
____. Currículo, gênero e sexualidade: refletindo sobre o "normal, o "diferente" e o "excêntrico". Gefem, Revista Labrys, 2002.
____. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petropolis, Vozes, 2003.
____. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autentica, 2004.
____. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Revista Pró-posições, Campinas: SP, v. 19, n. 2 (56), mai-ago, 2008.
REIS, Toni. Homofobia no ambiente escolar: o silêncio está gritando. 1. Ed., Curitiba: Appris, 2015.
VIANNA, Claudia e FINCO, Daniela. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu. 2009, n.33, pp. 265-283. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/cpa/n33/10.pdf Acesso em: 17/08/2012.