UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMACAO DE PROFESSORES
DISCIPLINA: Cibercultura e Processos Educativos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF07-15452
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Compreender como a cibercultura pode potencializar práticas docentes/discentes nos contextos formais/informais fazendo convergir ciberespaço/ cidade/universidade.
Investigar os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais em rede e suas implicações para os processos de aprendizagem e docência;
Desenvolver metodologias e projetos de ensino e aprendizagem que aproximem o currículo escolar das práticas comunicacionais da cibercultura, produzindo letramentos digitais.
Compreender a mobilidade e o uso dos dispositivos móveis, via digital em rede, trazendo as tecnologias móveis como interfaces constituídas pela ubiquidade e conectividade nas diversas redes educativas.

EMENTA:

Sociedade em rede. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. Cibercultura: fases (Internet, Web 2.0, 3,0... Mobilidade, dispositivos móveis, softwares livres), fundamentos interdisciplinares e princípios, visão histórica e epistemológica, fenômenos (blogosfera, redes sociais, lanhouses, jogos eletrônicos, música eletrônica, escrita colaborativa, letramentos digitais). A docência na cibercultura (laboratórios de informática, dispositivos móveis, mídias locativas, educação online). Usos cotidianos dos docentes/discentes das interfaces digitais nas diversas fases da cibercultura. As tecnologias digitais como instrumentos culturais de aprendizagem.


BIBLIOGRAFIA:

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Trad. Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
________ . A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Lemos. André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea, 6ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed.34, 1999.
______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Salvador: Edufba, 2012; Bauru, São Paulo: Edusc, 2012. 400 p.
MACEDO, R. Compreender e media a formação: o fundante da educação. Brasília, DF: Líber Livro, 2010.
PORTO, C. (Org.); SANTOS, Edméa. O. (Org.) ; COUTO, E. S. (Org.) ; OSWALD, M. L. B. (Org.) . Pesquisa, mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2015.
Pretto, N. Reflexões: ativismo, redes sociais e educação, EDUFBA, 2013
SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação - conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2011)
SANTOS, Edméa. O.; COUTO, E. S. (Org.) ; PORTO, C. (Org.). App-learning: experiências de pesquisa e formação. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2016. v. 1. 252p .
SANTOS, R. A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma pesquisa-formação multirreferencial. Rio de Janeiro, 2011. 232f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.