UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: A Imagem, do Analógico ao Digital: Genealogia das Técnicas e Práticas de Visão
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15446
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de identificar os meios de comunicação e os suportes mais adequados aos seus objetivos.
EMENTA:

Técnicas da produção de imagens e a subjetividade correspondente ao longo do tempo. Possibilidades artísticas de uma técnica e a intenção de um indivíduo que deseja criar imagens por seu intermédio. A influencia da tecnologia na materialidade das imagens e a produção de sentidos que podem não estar presente na intenção de seu criador.


BIBLIOGRAFIA:

DELEUZE, G. Cinéma 1. A imagem movimento, Lisboa. Ed Assirio & Alvim. 2009
__________Cinéma 2. A imagem tempo, São Paulo. Ed Brasiliense. 1990
__________ Francis Bacon. A lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
___________ Foucault. Ed. Brasiliense
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. São Paulo. Ed Contraponto. 2012
MACHADO, Arlindo. Pré-cinema e pós cinema.
JUNIOR, Alberto Lucena. A arte da animação. Técnica e estética através da história. São Paulo. Ed Senac. 2002
BARBOZA, Pierre. Du photographique au numérique, la parenthèse indicielle dans l´histoire des images. Paris, L´Harmattan.1996
JOHNSON, Steven. A cultura da Interface. Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. ,2001
CHANEY, Leo. SCHWARS, Vanessa R. (Org). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo. Cosac & Naif.2001
GUATTARI, FELIX. Caosmose. Um novo paradigma estético. Rio de Janeiro, ED. 34. 1992.