UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Memória, Educação e Gerontologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15441
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Contribuir para o reconhecimento da memória coletiva como instrumento de poder. Reconhecer o envelhecimento da população brasileira como desafio lançado a Universidade. Refletir sobre as necessidades da nova sociedade brasileira que se redesenha como um dos maiores contingentes de idosos do mundo num futuro próximo. Conscientizar o universitário para a construção da velhice bem sucedida.
EMENTA:

A visibilidade do compromisso social da Universidade e a implementação de políticas públicas voltadas para o envelhecimento da população brasileira. A memória como categoria auxiliar de análise na compreensão da história da educação brasileira. A gerontologia como campo interdisciplinar de discussão do envelhecimento da sociedade brasileira.


BIBLIOGRAFIA:

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
THOMPSON, Paul. A Voz do Passado, História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1992.
CAMARANO, Ana Amélia. Envelhecimento da População Brasileira: uma contribuição demográfica. In: FREITAS, Elizabete Viana de et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p. 58-71.
SÁ, Jeanete Liasch Martins de. Gerontologia e Interdisciplinaridade: fundamentos gerontológicos. In: NERI, Anita Liberalesso; DEBERT, Guita. Grin. (Org.).Velhice e Sociedade. Campinas: Papirus, 1999. P. 223-232.