UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História das Habitações e Bairros Populares do Rio de Janeiro
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15437
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Debater a formação da região metropolitana do Rio de Janeiro, aprofundando-se em seus processos de segregação espacial, através do surgimento dos chamados bairros periféricos e áreas de habitação popular, fenômeno entendido como um processo histórico. Compreender a abordagem de políticas públicas e ações privadas voltadas para as classes populares, bem como os processos de organização das mesmas como forma de propor alternativas de projetos de cidades.
EMENTA:

O processo histórico de urbanização do Rio de Janeiro; Os cortiços, a moradia operária e a crise habitacional; O surgimento das favelas e as primeiras décadas do século XX; As disputas fundiárias e a formação do espaço na Baixada Fluminense; A violência e a política na Baixada Fluminense; As favelas, dos parques proletários às remoções da ditadura militar; A violência no pós-abertura política e a significação dos espaços periféricos urbanos; A repressão policial e os espaços periféricos urbanos; Problemáticas políticas atuais; o acesso a serviços e bens de cidadania na Baixada Fluminense e bairros periféricos.


BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Maurício de Almeida. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLANRIO/Zahar, 1988.
ALVES, José Claudio Souza. Do barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: APPH/CLIO, 2003.
ARAÚJO, Frederico Guilherme Bandeira de. As lutas pela terra na Baixada da Guanabara:1950-64. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 1982.
BURGOS, Marcelo B. "Dos parques proletários ao favela-bairro: as políticas públicas nas favelas do Rio de Janeiro". In: ZALUAR, Alba & ALVITO, Marcos (orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.
DIAS, Amália. Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950). Tese de doutorado. Niterói: PPGE-UFF, 2012.
GRYNSZPAN, Mário.. "Ação política e atores sociais: posseiros, grileiros e a luta pela terra", in: Dados, v. 33, nº 2, 1990.
----. "Os idiomas da patronagem: um estudo da trajetória de Tenório Cavalcanti", In. Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº 14, out-1990.
----. "Da Barbárie à Terra Prometida: o campo e as lutas sociais na História da República". In: GOMES, Angela de Castro, PANDOLFI, Dulce & ALBERTI, Verena. (orgs.), A República no Brasil, Rio de Janeiro: Nova Fronteira: CPDOC, 2002.
LAZARONI, Dalva. Mate com Angu: a história de Armanda Álvaro Alberto. Rio de Janeiro: Europa, 2010.
LEEDS, Anthony & LEEDS, Elizabeth. A sociologia do Brasil Urbano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1978.
PERLMAN, Janice. O mito da marginalidade: favelas e política no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VALLA, Victor Vincent (org.). Educação e favela: políticas para as favelas do Rio de Janeiro, 1940-1985. Petrópolis, Vozes, 1986.
VALLADARES, Lícia. Passa-se uma casa: análise do programa de remoção de
favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1978.
----. A Invenção da Favela. Do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
SILVA, Luiz Antônio Machado da. "A política na favela". Cadernos Brasileiros, Ano
IX, no 41, 1967.
---- (org).Vida Sob cerco: violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 2008.
SILVA, Maria Laís Pereira da. Favelas cariocas (1930 - 1964). Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2005.
SOUZA E SILVA, Claudio Araújo de. A virtude dos sacrifícios versus a ciência das transações: Tenório Cavalcanti e o campo político do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PPCS/UERJ, 2012.
ZALUAR, Alba. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985.
---- & ALVITO, Marcos (orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.