UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em História da Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15435
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Aprofundar reflexões acerca de temas da área de História da Educação, visando compreender a historicidade dos processos educativos e das práticas escolares em diferentes tempos e espaços;
- Analisar concepções, práticas e projetos educativos em diferentes temporalidades, observando a dinâmica de continuidades e descontinuidades;
- Analisar a participação de diferentes atores e agências sociais nos processos educacionais.

EMENTA:

Processos educacionais em perspectiva histórica. Relações históricas entre espaços, tempos, sujeitos, saberes e práticas escolares. Docência, trajetórias e experiências escolares. Concepções, práticas e projetos educativos em diferentes temporalidades.


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Cláudia; GONDRA, José G.; MAGALDI, Ana Maria(orgs.). Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
BARROS, A. Martins. Breves notas ao ensino de História da Educação. Rio de Janeiro: e-papers, 2003.
BLOCH, Marc. Apologia da história. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FREITAS, Marcos César; BICCAS, Maurilane. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
FREITAS, Marcos Cezar de. História, Antropologia e a Pesquisa Educacional. São Paulo, Cortez, 2001.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MENDONÇA, Ana Waleska Campos Polloet al.(Orgs.).História da Educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói, Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, 1989, p.3-15.
PRADO, Maria Ligia Coelho, VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs.). À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: EDUSP, 2002.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. 3: século XX. Petrópolis, 2014.
VEIGA, Cynthia. História da educação. São Paulo: Ática, 2007.
VIDAL, Diana. HILSDORF, M. L. S. (Orgs.). Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2001.