UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Público e Privado na Educação Brasileira II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15434
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Sistematizar, tendo em perspectiva distintos contextos e temporalidades, as definições de público e privado como categorias de análise da história da educação brasileira.
Oferecer recursos para a reflexão acerca das questões contemporâneas que demarcam os fundamentos de organização e funcionamento da educação básica, profissional e superior.

EMENTA:

Novos contornos do público e privado na educação no contexto de redefinição do Estado nos anos de 1990. Estatal e o "público não estatal. Capitalismo, Estado e sociedade civil. O papel do "terceiro setor" na contemporaneidade.


BIBLIOGRAFIA:

ADRIÃO, Theresa, PERONI, Vera ( Orgs.). Público e privado na educação. São Paulo: Xamã, 2008.
ALVES, Gilberto Luiz. "A inovação nas práticas educativas das escolas estatais e particulares: subsídios para a discussão da relação entre o público e o privado na educação brasileira". In: LOMBARDI, Claudinei José; JACOMELI, Mara Regina & SILVA, Tânia Mara T. (orgs.). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. São Paulo: Autores Associados, UNISAL, p. 99-124, 2005.
BUFFA, E. Ideologias em conflito: escola pública e escola privada. São Paulo: Cortez, 1979.
CUNHA, L. A. "Escola particular x escola pública". Revista ANDE. São Paulo, vol. 1, n. 2, p. 30-34, 1981.
CUNHA, L. A. (org.). Escola pública, escola particular e a democratização do ensino. São Paulo: Cortez/Campinas: Autores Associados, 1985.
FONTES, Virginia Reflexões Im-pertinentes. História e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2005.
LEHER, Roberto. Reforma do Estado: o privado contra o público. Rev. Educação, Saúde e Trabalho, 1(2): 27-51, 2003.
LIMA, Julio César França & NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.) Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz / EPSJV, 2006.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e Questão Social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 4? ed. São Paulo: Cortez, 2007.
OLIVEIRA, Ramon de (2005). O empresariado industrial e educação brasileira: qualificar para competir? São Paulo: Cortez.
RODRIGUES, José dos Santos (1998). O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados.
TOMMASI, Lívia et al. (orgs.) (1996). Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez /PUC/Ação Educativa.
TORRES, Carlos Alberto (1995). Estado, privatização e política educacional: elementos para uma crítica do neoliberalismo. In Pablo GENTILI (org.), Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação.Petrópolis, RJ: Vozes, pp. 109-136.