UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Profissão Docente no Brasil: Percursos e Perspectivas II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15432
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

-Examinar, numa perspectiva histórica, os processos de construção da profissão docente no Brasil, contemplando os aspectos relacionados aos modos de formação, acesso e permanência no ofício, em diferentes temporalidades e modalidades de ensino.
-Propiciar recursos de estudo, pesquisa e de reflexão sobre o estatuto econômico e social da profissão, na sua interface com os projetos de organização da sociedade brasileira.
- Fornecer subsídios para a compreensão das questões contemporâneas que demarcam o ofício, com ênfase nas políticas de regulamentação da profissão e de avaliação dos profissionais em exercício, nas diferentes modalidades de ensino.

EMENTA:

Modelos de formação dos profissionais da Educação: a Universidade, o curso de Pedagogia e o magistério do ensino primário e secundário. A redemocratização e novos cenários. Experiências de associativismo docente. Processos de seleção, avaliação e permanência na carreira. Políticas do magistério pós LDBEN 9394/96 e discussões atuais sobre o uso da EAD e o conceito de docência.


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulheres na Educação: missão, vocação e destino? A feminização do magistério ao longo do século XX. In: SAVIANI, Dermeval (et al). O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
COELHO, Ricardo B. Marques. O sindicato dos professores e os estabelecimentos particulares de ensino no Rio de Janeiro 1931 - 1950. Dissertação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1988.
DIAS, Amália. Apostolado cívico e trabalhadores do ensino: história do magistério do ensino secundário no Brasil (1931-1946), Dissertação (Mestrado), Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2008.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade, Campinas, vol.28, n100-especial, p.1203-1230, 2007.
LINHARES, C. & SILVA, W. C. Formação de Professores: travessia crítica de um labirinto legal. Brasília: Plano Editora, 2003.
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MENDONÇA Ana Waleska; XAVIER, Libânia Nacif. (Orgs.). Por uma política de formação do magistério nacional: o Inep/MEC dos anos 1950/1960. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.
NADAI, Elza. A educação como apostolado: história e reminiscências (São Paulo, 1930-1970). Tese (livredocência)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 4, p.109-139,1991.
SILVA, Carmem Silvia Bissoli da. Curso de Pedagogia no Brasil: História e Identidade. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003
VICENTINI, Paula Perin e LUGLI, Rosário G. História da profissão docente no Brasil:
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XAVIER, Libânia Nacif. Associativismo Docente e Construção Democrática: Brasil-Portugal (1950-1980). 1. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ - FAPERJ, 2013. v. 1. 250p .