UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇALO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: História
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FFP07-01543
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 1) Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
FFP - Pedagogia. (versão 2) Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Eletiva DefinidaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 1)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 1) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1)
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 1) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0460
TOTAL 0 4 60

OBJETIVO(S):

Aprofundar conceitos fundamentais para a construção do conhecimento histórico, permitindo o trabalho com habilidades enquanto instrumental para crítica da realidade e para o repensar da prática pedagógica.
EMENTA:

Fundamentos teóricos da História. O Homem e suas relações no tempo e no espaço. O Homem e a cultura. (Observação: os temas para discussão dos conteúdos programados abordarão preferencialmente o Estado e o Município do Rio de Janeiro).


BIBLIOGRAFIA:

AQUINO, R. S. L. et alii. História das sociedades das comunidades primitivas as sociedades medievais. Rio de Janeiro. Ao livro técnico, 1980.
ALENCAR, F. e outros. História da sociedade brasileira. Rio de Janeiro. Ao Técnico, 1980.
BARBOSA, L. M. A. e MANGABEIRA, W. Lima. A incrível história dos homens e suas relações sociais. Petrópolis, Vozes, 1987.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1972.
LARAIA, Roque de B. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro. Zahar, 1986.
SILVA, Aracy Lopes da (Organizadora). A questão indígena na sala de aula - subsídios para professores de 1º e 2º Graus. São Paulo. Brasileira, 1987.