UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Manifestos dos Pioneiros e dos Inspetores em Debate
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15429
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar um panorama geral do contexto histórico nas décadas de 1920 e 1930.
-Discutir o projeto de modernização e sua relação com a proposta de renovação educacional.
-Identificar o sentido e as questões centrais do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova -1932 e do Manifesto dos Inspetores de Ensino do estado do Rio de Janeiro ao magistério e à sociedade fluminenses -1934 nos seus respectivos tempos históricos.
-Analisar as respectivas propostas dando ênfase a relação Estado e Educação Pública.
-Examinar o sentido da reação católica.
-Avaliar a influência do Manifesto dos Pioneiros na Carta Constitucional de 1934.
-Confrontar os dilemas e desafios expostos nos Manifestos com as questões educacionais atuais.

EMENTA:

Contextualização da educação nas década de 1920 e 1930. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova- 1932; Manifesto dos Inspetores de Ensino do estado do Rio de Janeiro ao magistério e à sociedade fluminenses-1934 nos seus respectivos tempos históricos. O Manifesto de 1932 como marco simbólico do projeto de modernização e de renovação educacional da sociedade brasileira. Os Manifestos em si: signatários e as questões que os mobilizaram. Relação entre Estado e Igreja, público e privado nos Manifestos. Confrontando diferentes tempos: conexões da atualidade e lutas do passado educacional.


BIBLIOGRAFIA:

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