UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Manifestos dos Pioneiros e dos Inspetores em Debate
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15429
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Contextualização da educação nas década de 1920 e 1930. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova- 1932; Manifesto dos Inspetores de Ensino do estado do Rio de Janeiro ao magistério e à sociedade fluminenses-1934 nos seus respectivos tempos históricos. O Manifesto de 1932 como marco simbólico do projeto de modernização e de renovação educacional da sociedade brasileira. Os Manifestos em si: signatários e as questões que os mobilizaram. Relação entre Estado e Igreja, público e privado nos Manifestos. Confrontando diferentes tempos: conexões da atualidade e lutas do passado educacional.

OBJETIVO(S):

Apresentar um panorama geral do contexto histórico nas décadas de 1920 e 1930.

-Discutir o projeto de modernização e sua relação com a proposta de renovação educacional.

-Identificar o sentido e as questões centrais do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova -1932 e do Manifesto dos Inspetores de Ensino do estado do Rio de Janeiro ao magistério e à sociedade fluminenses -1934 nos seus respectivos tempos históricos.

-Analisar as respectivas propostas dando ênfase a relação Estado e Educação Pública.

-Examinar o sentido da reação católica.

-Avaliar a influência do Manifesto dos Pioneiros na Carta Constitucional de 1934.

-Confrontar os dilemas e desafios expostos nos Manifestos com as questões educacionais atuais.



BIBLIOGRAFIA:

ALVES, C; GONDRA,J; MAGALDI, AM (Orgs):Educação no Brasil: História, Cultura e Política. EDUSF, 2003.

BRANDãO, Zaia. A intelligentsia educacional: um percurso com Paschoal Lemme por entre memórias e as histórias da escola nova no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.

CARVALHO, J M: Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3ed. RJ: Civilização Brasileira, 2002.

CARVALHO, M M C. O novo, o velho e o perigoso: relendo a Cultura Brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 71, p. 29-35, 1989.

FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus/Edusp, 1966.

FREITAS, M C (Org): Memória Intelectual da Educação Brasileira. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2002.

LEMME, Paschoal. Problemas Brasileiros de Educação. Rio de Janeiro: Vitória, 1959.

____ . Memórias de um educador. Volume 4. 2 ed. Brasília: Inep, 2004.

____ . O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 212, p. 163-178, jan./abr. 2005.

NUNES, C. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932): um documento clássico da literatura pedagógica no Brasil. In: PENNA, L. A. (Org.). Manifestos Políticos do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

LOPES, E M; FARIA FILHO, L M; VEIGA C G (Orgs): 500 anos de Educação no Brasil. BH: Autêntica, 2000.

PRADO, MLC; VIDAL, DG (Orgs): à Margem dos 500 Anos: Reflexões Irreverentes. EDUSP, 2002.

MAGALDI, A.M , GONDRA, J (Org.) A reorganização do campo educacional no Brasil manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.

SCHWARTZMAN, S; BOMENY, HMB; COSTA, VMR: Tempos de Capanema. SP: Paz e Terra: FGV, 2000.

SANTOS, J. C. P. Cuidando do corpo e do espírito num sertão próximo: a experiência e o exemplo da Escola Regional de Meriti (1921-1932). Fiocruz. PPG em História das Ciências e da Saúde, Rio de Janeiro, 2008.

XAVIER, L N: Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação

Nova (1932), Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2002.