UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: Liberalismo, Cidadania e Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15428
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar os referenciais de análise e as experiências históricas construídas entre liberalismo, cidadania e educação, tendo em tela a emergência da modernidade ocidental.
Oferecer recursos de ensino e pesquisa acerca da emergência da escola pública contemporânea e seus vínculos com os projetos políticos e de cidadania das sociedades ocidentais.
Fornecer subsídios para a compreensão das questões contemporâneas que demarcam as normas, práticas e modelos de organização dos sistemas educativos na América Latina Contemporânea, tendo em análise a influência do pensamento neoliberal na educação escolar.

EMENTA:

As duas faces do liberalismo: do sentido revolucionário à conservação da ordem instituída (XVII-XIX). Estado burguês, liberalismo e indivíduo (XIX-XXI). Cidadania e liberalismo: o papel da educação. O direito a educação e obrigatoriedade escolar. Educação e direitos sociais. Neoliberalismo e reformas educacionais na América Latina. Os organismos internacionais e o pensamento neoliberal em educação.


BIBLIOGRAFIA:

ACANDA, Jorge Luis. Sociedade civil e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
FERRARO, Alceu Ravanello. Liberalismos e educação. Ou por que o Brasil não podia ir além de Mandeville. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, volume 14 n ? 41, maio/agosto, 2009.
FONTES, Virginia Reflexões Im-pertinentes. História e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2005.
GOERGEN, Pedro. A Educação como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 723-742, jul.-set. 2013.
LIMA, Julio César França & NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.) Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz / EPSJV, 2006.
LOSURDO, Domenico. Contra-História do Liberalismo. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
_________________. Hegel, Marx e a Tradição Liberal. Liberdade, Igualdade, Estado. São Paulo: UNESP, 1998.
WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra o capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo editorial, 2003.