UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Baixada Fluminense II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15426
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Identificar as diferentes conjunturas na história recente da Baixada Fluminense, considerando os diferentes processos que desencadearam ao longo do século XX, como os projetos agrários e de loteamentos, a industrialização e as injustiças ambientais, os movimentos sociais e a organização sindical e as emancipações que reorganizaram as demarcações políticas do território
EMENTA:

A reorganização político-administrativa nos primeiros tempos da república; a população negra e o pós abolição na Baixada Fluminense; Projetos agrários de Iguaçu e Magé; Os loteamentos e a citricultura; A industrialização e os projetos desenvolvimentistas na Baixada Fluminense; Os impactos da Ditadura Militar na Baixada Fluminense; Movimentos Sociais: ligas camponesas, sindicalismo e a teologia da libertação; As emancipações e a formação das cidades da Baixada Fluminense; Patrimônio e Cultura na Baixada Fluminense


BIBLIOGRAFIA:

ALVES, José Cláudio de Souza. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias: APPH-CLIO, 2004.
BEZERRA, Nielson Rosa. A cor da Baixada: escravidão, liberdade e pós abolição no Recoôncavo da Guabara. Duque de Caxias: APPH-CLIO, 2012.
DIAS, Amália. Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950), por Amália Dias. Rio de Janeiro, Quartet/Faperj, 2014.
SOUZA. Marlucia Santos de. Escavando o passado da cidade: história política de Duque de Caxias (1900-1964). Duque de Caxias: APPH-CLIO, 2014.
SALES, Jean e FORTES, Alexandre. A Baixada Fluminense e a Ditadura Militar: movimentos sociais, repressão e poder local. Curitiba: Prismas, 2016.
SIMÕES, Manoel Ricardo. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na baixada fluminense. Mesquita: ed. Entorno, 2007.