UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Baixada Fluminense I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15425
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Identificar as diferentes conjunturas na história recente da Baixada Fluminense, considerando os diferentes processos que desencadearam ao longo do século XX, como os projetos agrários e de loteamentos, a industrialização e as injustiças ambientais, os movimentos sociais e a organização sindical e as emancipações que reorganizaram as demarcações políticas do território.
EMENTA:

Conceitos de Baixada Fluminense; Os projetos de escritas da história da Baixada Fluminense; As primeiras ocupações humanas: sambaquieiros e tupinambás; A colonização europeia: fazendas, portos e freguesias; A presença africana na Baixada Fluminense: tráfico, trabalho e resistência; Caminhos e trilhas: a Baixada nos tempos da mineração; As ferrovias e a expansão cafeeira na região; As vilas e o poder político no século XIX: os casos de Magé, Iguaçu e Estrela.


BIBLIOGRAFIA:

ABREU, Maurício. Geografia histórica do Rio de Janeiro (1502-1700). Vol. 1. Rio de Jna
BEZERRA, Nielson Rosa. As chaves da liberdade: as confluências da escravidão no Recôncavo do Rio de Janeiro: Niteroi: EdUFF, 2008.
BEZERRA, Nielson Rosa. Escravidão, Farinha e Comércio no Recôncavo do Rio de Janeiro, século XIX. Duque de Caxias: APPH-CLIO, 2011.
DIAS, Ondemar; NETO, Jandira. O castelo (que nunca foi) da Marquesa de Santos ou Crônica de uma Olaria que deu certo. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
ENNE, Ana Lucia da Silva. Fluxos e interações da rede de memória na Baixada Fluminense. In Revista Pilares da História. Ano II, N. 2. Duque de Caxias: ASAMIBH, 2003, p. 37-52.