UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História dos Processos de Escolarização na Baixada Fluminense I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEBF06-15423
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

OBJETIVO(S):

Apresentar as relações entre o processo histórico de desenvolvimento da região e as funções desempenhadas pela escolarização enquanto elemento constituinte do território.
Divulgar o acervo de fontes e o estado da arte de pesquisas sobre a história local e história da educação na região. Subsidiar o ensino da história das periferias e da história da educação na educação básica.

EMENTA:

O processo histórico de configuração do território da Baixada Fluminense e as funções atribuídas à escolarização. Usos do território, funções rurais, urbanas e tipologia de escolas. O exame das instituições, normas, experiências e processos de desenvolvimento da rede escolar nos munícipios da Baixada Fluminense. Cidadania, trabalho e educação. Sujeitos, agências e projetos em disputa. Instituições culturais e experiências educativas. Pesquisa e ensino de história local.


BIBLIOGRAFIA:

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