UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
DISCIPLINA: História das Infâncias: Políticas, Instituições e Perspectivas II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FEBF06-15422
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

OBJETIVO(S):

Apresentar numa perspectiva histórica os processos de construção dos sentidos da infância e dos diversificados processos de escolarização das crianças no país, em diferentes temporalidades e contextos sociais.
- Analisar as políticas destinadas à escolarização da infância no Brasil, tendo em perspectiva diferentes projetos educativos na interface com as condições de acesso e permanência das crianças no regime escolar.
- Oferecer recursos para estudo, pesquisa e reflexão acerca das políticas públicas destinadas a infância no Brasil.

EMENTA:

Concepções de infâncias e famílias na História da Educação no Brasil. Estado e Educação Infantil no Brasil. Políticas Públicas de atendimento à infância no Brasil. Gênero, magistério e educação infantil. Experiências de infância, vertentes pedagógicas, instituições e práticas de educação infantil. O processo de institucionalização de Creches e Pré-Escolas no Brasil. Os organismos internacionais e suas recomendações para as políticas nacionais de educação infantil.




BIBLIOGRAFIA:

BIBLIOGRAFIA:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CAMPOS, Rosânia. As indicações dos organismos internacionais para as políticas nacionais de educação infantil: do direito à focalização. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 195-209, jan./mar. 2013.
FARIA FILHO, Luciano M. LOPES, Alberto e FERNANDES, Rogério (orgs.) Para a compreensão histórica da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
FARIA FILHO, Luciano (Org.) A infância e sua educação: materialidades, práticas e representações. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FREITAS, Marcos Cezar de. KUHLMANN JR., Moysés. (Orgs). Os intelectuais na história da infância. São Paulo, Cortez, 2002.
FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
GÉLIS, Jacques. A individualização da criança. In ARIÈS, Philippe & CHARTIER, Roger (org.) História da vida privada: da Renascença ao Século das Luzes. Vol 3. 6ª reimpressão. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
KRAMER, Sonia. Crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais do Brasil/educação infantil e/ou ensino fundamental. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006.
KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre, Mediação, 1998.
LEITE, Aristeo Gonçalves. Políticas para a educação para a infância no Brasil nos anos 1950/1960. In: MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos; VASCONCELOS, Maria Celi Chaves (orgs.) Histórias de Pesquisa na Educação: pesquisas na história da educação II. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2013.
MAGALDI, Ana Maria B. M. Lições de casa: discursos pedagógicos destinados à família no Brasil. Belo Horizonte: Argumentvm., 2007.
PILOTTI, Francisco e RIZZINI, Irene (orgs.) (1995). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano Del Niño, Ed.USU, Amais Livraria e Editora.
POSTMAN, Neil (1999). O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia.
PRIORE, Mary del (org.) (1992). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto.
Rizzini, Irma.. Assistência à Infância no Brasil: uma Análise de sua Construção. RJ: Editora Universitária Santa Úrsula, 1993.
RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: PUC, São Paulo: Loyola, 2004.
ROCHA; Heloísa Helena Pimenta. GOUVÊA; Maria Cristina Soares de. Infâncias na História. Dossiê sobre infância. Educação em Revista, Belo Horizonte ,v.26 , n.01, abr. 2010.
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Internatos, Asilos e Instituições Disciplinares na História da Educação Brasileira. In: Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro, v. 4, n. 7. - janeiro/julho 2009. p. 1 - 7. http://www.revistacontemporanea.fe.ufrj.br/index.php/contemporanea/issue/view/9
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez. Os jesuítas e a educação das crianças: séculos XVI ao XVIII. In: RIZZINI, Irma. Crianças desvalidas, indígenas e negras: cenas da Colônia, do Império e da República. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula, 2000. pp.17-44.